A aluna Francisca Lopes Rodrigues, do 4.º ano do Centro Escolar de S. Cipriano, conquistou o 1.º lugar na categoria do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na fase final do concurso “Leituras no Douro, Tâmega e Sousa”, que decorreu a 20 de maio, no Agrupamento de Escolas do Vale de Ovil, em Baião.

A iniciativa, promovida pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, através da Rede Intermunicipal de Bibliotecas (RELER), contou com a participação de dez alunos do Agrupamento de Escolas de Resende, previamente apurados nas fases escolares e municipais. Em representação do concelho, destacou-se também o aluno Simão Pinto Lopes, do 6.º ano da EB2 de Resende, que alcançou a fase final, apresentando-se na prova oral.

O concurso integrou uma prova escrita inicial, seguida de uma prova oral realizada pelos cinco alunos com melhor pontuação em cada nível de ensino. O objetivo da iniciativa passa por promover a leitura, estimular o gosto pela literatura e melhorar os hábitos e a compreensão leitora dos alunos da região.

A edição de 2025 do concurso reuniu mais de uma centena de participantes dos dez municípios da CIM Tâmega e Sousa que integram a rede. A Biblioteca Municipal de Resende, enquanto membro da RELER, colaborou ativamente na preparação dos alunos.

Fotografia: CM de Resende