
No próximo dia 30 de maio de 2025, às 21h00, o Centro Cultural de Paredes recebe o espetáculo “Travessia: Maio a Nascer”, uma produção do NEFUP – Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto, em parceria com o Município de Paredes.
O evento tem início com a atuação do Núcleo de Danças Tradicionais dos Amigos da Cultura de Paredes, às 21h00, seguindo-se, pelas 21h30, o espetáculo principal “Travessia: Maio a Nascer”, que conta com a participação do Conservatório de Música de Paredes, do Grupo Folclórico São Pedro de Cête, do Rancho Folclórico “Os Marceneiros de Rebordosa” e do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Recarei.
Através de dança, música e testemunhos, o NEFUP traça um percurso pelas memórias da ditadura e da liberdade, cruzando relatos reais de emigração, exílio, guerra, resistência e esperança. As Cantadeiras do NEFUP e os demais elementos do grupo evocam este caminho histórico com base em registos sonoros e audiovisuais da época, articulando-se com os poetas e cantautores de Abril, numa proposta artística que celebra o legado democrático de meio século de liberdade em Portugal.
O espetáculo integra ainda uma residência artística com elementos de associações folclóricas locais, promovendo a integração das comunidades do concelho de Paredes.
A entrada é gratuita, mediante reserva de lugar, que pode ser feita através do e-mail amigosdaculturadeparedes@cm-paredes.pt, do telefone 255 780 446, ou presencialmente na bilheteira do Centro Cultural de Paredes, de terça a sexta-feira, das 13h00 às 19h00, e aos sábados, das 10h00 às 13h00.