
O Centro de Saúde de Tábua conta, a partir de agora, com um novo serviço: a Unidade de Avaliação em Proximidade de Oftalmologia. A nova valência, que conta com “tecnologia de ponta”, pretende rastrear e encaminhar doentes com patologias mais graves para os serviços centrais, em Coimbra.

Este é um dos cinco equipamentos que a Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra está a implementar na região. Coimbra e Cantanhede já dispõem deste serviço e, depois de Tábua, será instalado em Ansião e na Lousã. Em causa está, ao todo, um investimento de 1,2 milhões de euros.
Segundo Alexandre Lourenço, presidente da ULS Coimbra, trata-se de uma “mais-valia” e de uma medida de “descentralização”, na medida em que vai “evitar deslocações desnecessárias a Coimbra”. De acordo com o responsável, a nova Unidade vai servir as regiões de Tábua, Oliveira do Hospital,Arganil e Góis.
“Com este equipamento, vamos permitir um rastreio regular com um conjunto de exames”, disse nesta terça-feira (15) aquando da inauguração. Alexandre Lourenço está convicto de que, “com estes equipamentos, dos melhores atualmente no mercado, será possível evitar cegueiras”.
De acordo com Rufino Silva, diretor do Serviço de Oftalmologia da ULS Coimbra, a nova Unidade de Avaliação em Proximidade de Oftalmologia funcionará “cinco dias por semana” e tem a capacidade de fazer 20 atendimentos diários. No futuro, o número poderá aumentar para 30. Segundo o diretor de Oftalmologia da ULS, a prioridade é, para já, fazer o acompanhamento dos diabéticos. “É um ganho enorme para a região de Coimbra”, referiu.
“Estamos a dar passos largos na melhoria da qualidade de vida das pessoas”
Hoje foi um dia feliz para o concelho de Tábua que vê mais um equipamento complementar os serviços do Centro de Saúde, depois de, em janeiro, o espaço ter sido contemplado com um equipamento de raio-x modernizado e mais recentemente ter apostado no sistema AVAC.Também há poucas semanas o corpo clínico foi reforçado com duas novas médicas, o que vai permitir abrir, a em agosto, uma Unidade de Saúde Familiar.
“Os tabuenses e toda a região estão de parabéns”, afirmou na ocasião Ricardo Cruz, autarca de Tábua, ao mesmo tempo que enaltecia o trabalho da ULS por “descentralizar os seus serviços”. “Vai poupar tempo e recursos financeiros”, disse. É com bons olhos que o presidente do Município de Tábua observa que “os serviços saem de Coimbra e vêm para os territórios de baixa densidade”. “É a região que ganha. Estamos a dar passos largos na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, defendeu.
Ana Silva, diretora do Centro de Saúde de Tábua, também elogiou o empenho da ULS, afirmando que é “um grande gosto ter este tipo de equipamento para os utentes que são a prioridade”.