O Ministro da Economia e Coesão Territorial, Castro Almeida, visitou esta quarta-feira, 23 de julho, várias infraestruturas que se encontram concluídas no concelho de Anadia, nomeadamente a ampliação da Zona Industrial de Amoreira da Gândara, o Alojamento Estudantil de Anadia e a Escola da Bairrada. O responsável governamental presidiu ainda à tomada de posse dos novos órgãos da ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada, agora liderada por Rui Reste.

A ampliação da Zona Industrial da Amoreira da Gândara, com uma área de 36 hectares, representou um investimento superior a 4 milhões de euros, permitindo a disponibilização de 17 novos lotes. A ampliação veio triplicar a capacidade deste parque industrial, no que respeita aos lotes.

O Alojamento Estudantil, localizado na antiga Escola Secundária de Anadia, contou com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num investimento total superior a 2 milhões de euros. A infraestrutura dispõe de 56 camas e tem como objetivo responder às necessidades de alojamento de estudantes integrados em ciclos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento, permitindo disponibilizar alojamento a custos mais acessíveis, destinando-se prioritariamente a alunos bolseiros deslocados, estudantes nacionais e estrangeiros, bem como a investigadores, docentes e não docentes de instituições de ensino superior em mobilidade nacional ou internacional — nomeadamente das universidades de Aveiro (Campus de Aveiro e Pólo de Águeda) e Coimbra.

A Escola da Bairrada, instalada no rés-do-chão da antiga Escola Secundária de Anadia, resulta de um protocolo de parceria celebrado entre os Municípios de Anadia e da Mealhada, e o Instituto Politécnico de Coimbra, com o objetivo de implementar um polo descentralizado de ensino superior na região. Este novo espaço, totalmente recuperado e reconvertido, representa um investimento municipal na ordem dos 250.000 euros. Inicialmente, a oferta formativa inclui cursos técnicos superiores profissionais (CTeSPs), microcredenciações e pós-graduações, em áreas estratégicas para o tecido empresarial da região da Bairrada. Neste momento, encontram-se abertas as inscrições para o próximo ano letivo, com os CTeSPs em Redes e Sistemas Informáticos e em Vitivinicultura Sustentável.

Maria Teresa Cardoso aproveitou a presença do Ministro da Economia e Coesão Territorial para partilhar “alguns dos constrangimentos e dificuldades” que o Município tem enfrentado, ao longo destes anos, “devido às exigências decorrentes do ordenamento do território que obrigam a interagir com diversas entidades para obtenção de desafetações, pareceres e aprovações, o que frequentemente prolonga os prazos de execução de forma desproporcionada”.