A Enatur – Empresa Nacional de Turismo, S.A. “pondera a solução a dar” para a preservação do património da antiga Pousada de Elvas, bem como “a reabertura do estabelecimento hoteleiro”, que foi a primeira Pousada de Portugal, aberta em 1942.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Enatur explica que a sociedade responsável pela concessão à iniciativa privada da Rede de Pousadas de Portugal encerrou ao público a pousada “por razões que o ex-arrendatário poderá explicar”, e adiantou que “retomou a posse plena das instalações, mantém as com presença de pessoal, bem como a respetiva manutenção”.

Na notícia avançada pelo Boa Cama Boa Mesa, João Simões, que até dia 5 de julho foi proprietário e gerente do “SL Hotel de Santa Luzia”, esclareceu que o fecho de portas deveu-se “à falta de trabalhadores” e ainda a “questões de saúde”. Desabafou que “não há ninguém para trabalhar. Aqui em Elvas é horrível conseguir funcionários. Andava a trabalhar noite e dia, e não podia continuar assim”. Desgastado, com complicações de saúde pós-Covid, assumiu que, como o contrato de arrendamento terminou, “ou comprava, ou entregava à Enatur e decidi entregar”.

SL Hotel Santa Luzia – Elvas
SL Hotel Santa Luzia – Elvas Expresso

Questionada pelo Boa Cama Boa Mesa sobre o futuro da Pousada de Santa Luzia, a Enatur remeteu para o comunicado enviado para a agência de notícias, escusando-se a fazer mais comentários. A empresa é detida em 51% pelo Turismo de Portugal, IP e em 49% pelo Grupo Pestana Pousadas – Investimentos Turisticos, SA, sendo que esta última conta com a parceria do Grupo Pestana com 59,8%, Grupo CGD com 25%, a Fundação Oriente que detém 15% e mais duas empresas com 0,2%, a Abreu e a Portimar.

SL Hotel Santa Luzia – Elvas
SL Hotel Santa Luzia – Elvas Expresso

Na página da Enatur constam 29 pousadas, espalhadas por Portugal Continental e ilhas. Na descrição das “Origens” da Enatur pode ler-se que, “criadas pela Lei 31.259 de 1 de maio de 1941, por iniciativa de António Ferro, as Pousadas destinavam-se a alojar os visitantes e fornecer-lhes a alimentação no respeito do estilo de cada região”. Lê-se ainda que “a primeira unidade da rede foi inaugurada em 1942, em Elvas, no Alentejo, região que atualmente concentra o maior número de pousadas históricas, e ainda hoje se encontra em funcionamento. Outras "Pousadas Regionais" foram sendo inauguradas, sempre com um número reduzido de quartos e com uma especial atenção à gastronomia de cada região”. Curiosamente, nas 29 pousadas constantes na página da Enatur, não surge a Pousada de Elvas.

Elvas
Elvas Expresso

A cidade de Elvas é desde 2012 Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), na sequência do reconhecimento da cidade-quartel fronteiriça de Elvas e das suas fortificações.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram