
“Foi amor à primeira vista.” A declaração é feita por Fátima Mendes, arquiteta com residência em Cascais. O enquadramento com o casario do centro histórico da vila de Constância e com o rio Tejo foram fatores preponderantes na compra do imóvel. “Estava tudo em ruína”, argumenta a nossa anfitriã, que aguardou quatro anos até ao término da recuperação do edifício. “Foi uma obra de recuperação muito aprofundada”, esclarece.
Em 2022, abriu-se a porta da Casa do Rio, para a sala de estar deste Alojamento Local constituído por nove quartos (a partir de €85), maioritariamente voltados para o rio Tejo, incluindo uma Suíte Familiar. As camas são semelhantes, mas a decoração diverge. As mesinhas de cabeceira, as peças decorativas e as cores desmultiplicam-se na forma e no tamanho. Já os tons suaves são comuns a todos os espaços, para tornar cada espaço aconchegante e cheio de charme. “Além de arquiteta, faço design de interiores. Portanto, a Casa do Rio tinha de ser algo equilibrado, proporcionar conforto físico e visual”, acrescenta Fátima Mendes.
Além da casa-mãe, este alojamento local dispõe de dois alojamentos (um T0 e um T1), ideal para famílias, para os quais é preciso obter a chave. Entrar na Casa do Rio implica a receção de uma mensagem por WhatsApp. Todos os hóspedes recebem informação e o código de acesso ao interior do edifício, o qual também permite a entrada no quarto.
Para a primeira refeição da manhã, basta descer a escada da casa-mãe da Casa do Rio. Na pequena sala, as mesas estão postas e os produtos expostos, no sentido de garantir um bom pequeno-almoço. Os ovos estrelados ou mexidos são pedidos ao momento. Tudo é saboreado com tempo, enquanto a luz do sol entra pela janela e pelo postigo da porta de acesso ao outro lado da rua, onde, no verão, outra porta convida a entrar no lounge, onde a sombra convida a preguiçar, e a piscina, desafia a banhos calmos e refrescantes.
Este verão, a Casa do Rio (Rua Luís de Camões, 7, Constância. Tel. 910694790) vai dispôr de bicicletas para percorrer a vila de Constância, explorar os arredores ou seguir até à praia fluvial local, situada onde os rios Tejo e Zêzere convergem.