Entre a Aldeia Histórica de Monsanto e Cáceres, cidade espanhola património da UNESCO, distam cerca de 150 km. As duas localizações unem-se pelas regiões administrativas dos dois lados da fronteira: Beira Baixa e Extremadura. Raianas e interiores, “é mais aquilo que nos une do que aquilo que nos separa”, referiu Anabela Freitas, em nome do Turismo Centro de Portugal, na apresentação do primeiro Congresso Mundial do Turismo do Interior, que se realiza entre 26 a 28 de novembro, na cidade espanhola de Cáceres. Foi neste contexto que Miguel Martins, presidente da Associação Ibérica Turismo do Interior, organizadora do congresso, deu a conhecer as primeiras linhas de uma futura rota turística dedicada à famosa série de televisão “A Guerra dos Tronos” e com foco mais alargada na prequela “House of the Dragon”, ao longo de quatro localizações: Monsanto, Malpartida de Cáceres (Los Barruecos), Cáceres e Trujillo.

“Esta futura rota turística é uma forma de unir duas regiões e criar uma identidade e âncora que ajudem a desenvolver e a promover estes territórios”, explicou Miguel Martins. O responsável acredita que será possível apresentar uma marca associada a esta rota, que deverá vir a ser mundialmente conhecida como “Guerra de Tronos”, ainda que o nome seja obrigatoriamente em língua inglesa, garantido uma maior projeção a este produto turístico e respeitando os direitos existentes e associados à famosa série da HBO. Acrescente-se que a Diputación de Cáceres, engloba estas três localizações espanholas, tendo sido cenário da prequela “House of the Dragon” e da série original “A Guerra dos Tronos”.

A nova rota vai ser apresentada a operadores turísticos durante o Congresso Mundial de Turismo do Interior e Miguel Martins acredita que a implementação do projeto vai captar muitos visitantes que aterram em Madrid e seguem, por estrada, para Lisboa e Porto (e vice-versa). Confirmando o impacto deste tipo de iniciativas e o crescimento de visitas já registado desde a estreia das séries televisivas, Esther Gutiérrez, vice-presidente da Diputación de Cáceres, considerou a nova rota como “uma ideia formidável, que pode criar um produto único” e com capacidade para, ao ser promovido pelos dois países “aumentar os fluxos de turistas” a estes territórios interiores. Para já, este é um projeto da iniciativa privada que poderá ter apoio por parte das respetivas regiões de turismo, comunidades intermunicipais e autarquias.

“Monsanto - House of the Dragon | Game of Thrones – Ninho do Dragão”
“Monsanto - House of the Dragon | Game of Thrones – Ninho do Dragão” Telma Moitas e Tiago Carvalho | Município de Idanha-a-Nova

Se a Extremadura espanhola já tinha sido palco de gravações de “A Guerra dos Tronos”, em Portugal, a estreia deu-se em 2021, aquando das filmagens, em Monsanto, no concelho de Idanha-a-Nova, da prequela “House of the Dragon”, que transformou o castelo em “Dragon Stone” (Pedra do Dragão). A série começou a ser emitida na HBO em agosto de 2022.

No final de 2023, a Aldeia Histórica de Monsanto inaugurou uma rota turística que dá a conhecer os cenários da famosa série: “Monsanto - House of the Dragon | Game of Thrones – Ninho do Dragão”. A instalação de iluminação cénica na vila e no castelo e de um TOMI, ferramenta digital de apoio à visitação, que combinam o património da aldeia histórica com o universo de “A Guerra dos Tronos” são alguns dos elementos associados à rota criada pela autarquia de Idanha-a-Nova.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram