
Richard Chamberlain, ator conhecido por se tornar o “rei das minisséries”, faleceu, este sábado, em Waimanalo, no Havai, aos 90 anos. Segundo o 'The New York Times', o seu representante Harlan Boll disse que a morte do ator foi provocada por complicações cardíacas provenientes de um AVC.
O ator norte-americano ficou especialmente conhecido por interpretar John Blackthorne na série 'Shogun' nos anos 1980. Um dos seus primeiros papéis na televisão, com 27 anos, foi em 'Dr. Kildare', uma série de 1960 em que fazia de jovem médico. Durante os cinco anos da série, Chamberlain chegou a receber 12 mil cartas de fãs numa semana.
Ainda na televisão, fez de padre australiano na minissérie 'The Thorn Birds' ('Os Pássaros Feridos', de 1983), adaptada do romance de Colleen McCullough. Apesar de ser nas minisséries que o seu sucesso se destaca, também teve papéis que chegaram às salas de cinema. Como é o caso de Aramis em 'Os Três Mosqueteiros' (1973), e de Tchaikovsky em 'The Music Lovers' (1971).
Na sua autobiografia, Shattered Love, falou abertamente sobre a sua homossexualidade e assumiu a sua relação com o ator e realizador Martin Rabbett. Depois disso, desempenhou papéis de personagens da comunidade LGBTQ+, como o caso de 'Will & Grace', 'The Drew Carey Show' e em 'I Now Pronounce You Chuck & Larry' (2007).
Nos últimos anos mudou-se para o Havai e dedicou-se à pintura. Em 2010, numa entrevista, disse que não estava “interessado em ser lembrado”. Chamberlain era natural de Beverly Hills, onde nasceu em março de 1934.