Nove países e duas organizações não governamentais lançaram na Conferência do Oceano da ONU, em Nice, uma “coligação em prol dos tubarões e raias” para levar à proteção de áreas ecologicamente sensíveis para estas espécies.
Cientistas do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) lideram expedição ao mar profundo na área do monte submarino Gorringe, a maior montanha submarina portuguesa e europeia, a cerca de 240 quilómetros a sudoeste do cabo de São Vicente.
Um grupo de seis bancos para o desenvolvimento assumiu o compromisso de investir três mil milhões de euros entre 2026 e 2030 para combater a poluição por plástico nos oceanos.
Cientistas descobriram que o cérebro de animais que usam ecolocalização, como os golfinhos, têm uma estrutura diferente dos cérebros daqueles que não têm essa capacidade, como as baleias de barbas ou misticetos.
Ao fim de décadas de especulação, os cientistas descobriram que o fungo que causa a doença do nariz branco, que dizimou milhões de morcegos nos EUA, foi trazido inadvertidamente por exploradores de grutas ucranianas.
No dia 30 de junho sobe para os 23% a taxa de IVA, atualmente nos 6%, sobre equipamentos de energia renovável, como equipamentos de ar condicionado, painéis solares térmicos ou fotovoltaicos e turbinas eólicas.
A pesca com arte-xávega está obrigada à instalação de equipamentos de dissuasão acústica nas redes para evitar as capturas acessórias de mamíferos marinhos, segundo um despacho da DGRM.
A ministra do Ambiente anunciou hoje a criação da área marinha protegida (AMP) do Banco de Gorringe, a sudoeste do Algarve, que fará com que Portugal se aproxime do objetivo de ter 30% de oceano protegido até 2030.
O projeto “Plantar Água”, da organização ambientalista WWF Portugal, vai já na terceira edição e até 2026 pretende contribuir para a melhora do ciclo da água no Algarve, “na serra, no barrocal e no litoral”.
Um conjunto de países e parceiros filantrópicos anunciou contribuições de mais de 25 milhões de dólares (21,7 milhões de euros) para o Fundo Global para os Recifes de Coral (GFCR, na sigla original), anunciou hoje a organização.
As despesas com prevenção de incêndios em Portugal passaram de 20% em 2017, ano dos grandes incêndios, para 61% dos gastos totais com medidas relacionadas com incêndios em 2022, anunciou hoje o Tribunal de Contas Europeu (TCE).
A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria organiza, no solstício de verão, a 21 de junho, um evento em Serpins, conselho da Lousã, sem palcos ou sistemas de som, onde, além da música, haverá reflexão sobre a paisagem.
Uma investigação liderada pela Universidade de Rochester (Estados Unidos da América) revela que quatro espécies comum de morcegos têm “superpoderes” que lhes permitem viver até aos 35 anos de idade. E isso poderá ser possível graças a defesas que lhes conferem uma grande proteção contra doenças como
O presidente da Federação Nacional de Regantes de Portugal (Fenareg) defendeu hoje que as políticas agrícolas da União Europeia não estão adaptadas ao sul da Europa, alertando para a necessidade de um orçamento robusto na futura Política Agrícola Comum.
Aproximadamente 64,5% de todos os stocks de peixe a nível mundial estarão a ser explorados dentro de níveis biologicamente sustentáveis, mas 35,5% estão a ser sobre-explorados, alerta relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).
As temperaturas na Europa poderão descer significativamente e Bruxelas pode chegar aos 21°C (graus celsius) negativos, caso a corrente do oceano Atlântico que regula o clima europeu colapse ou enfraqueça, alerta um estudo divulgado hoje.
O Tribunal Superior de Justiça da Galiza decretou esta quarta-feira a suspensão temporária da caça aos lobos nessa região espanhola para assegurar que não é posta em risco a “viabilidade das populações” dessa espécie.
As fontes de energia renováveis foram responsáveis por mais de 75% da eletricidade produzida em maio, mês em que a geração nacional de eletricidade aumentou 20,6% em termos homólogos, anunciou hoje a Associação Portuguesa de Energias Renováveis (Apren).
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apresentou na Conferência do Oceano da ONU os resultados preliminares das contas dos ecossistemas marinhos para o espaço marítimo nacional, uma “ferramenta fundamental” para a tomada de decisões.
A EDP anunciou hoje ter vencido um leilão para desenvolver o seu primeiro projeto de energia eólica na Alemanha, através da EDP Renováveis, cuja entrada em operação está prevista para o final desta década.
A Academic Solar Team da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) desenvolveu um protótipo de um barco de competição movido a energia solar cujo casco é feito inteiramente a partir de fibras naturais, foi hoje divulgado.
Numa altura em que a sustentabilidade ambiental deixou de ser uma escolha e passou a ser uma responsabilidade urgente, cada gesto individual pode fazer a diferença.
Quando, no início de 2025, a Decathlon Portugal recebeu o Prémio Escolha Sustentável — na categoria “Serviços Circulares: Retoma, Aluguer e Subscrição” — o troféu não ficou a apanhar pó numa prateleira
Diretores de cinco centros e institutos de investigação portugueses dedicados às ciências do mar publicaram uma carta aberta na qual destacam “a urgência de uma gestão do oceano alicerçada no conhecimento científico, em investimento tecnológico e numa visão estratégica de longo prazo”