Investigador da Universidade de Nagoia descobre que as escamas, e não o formato do corpo, são o traço fundamental que permite aos macacos-japoneses reconhecerem uma cobra, um potencial predador, e reagirem rapidamente.
Ao segundo dia de greve total na recolha do lixo em Lisboa, “a situação obviamente agravou-se, mas não tanto como podia ser o pior cenário”, observou hoje o diretor de higiene urbana do município.
A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje a adjudicação e a minuta do contrato para aquisição de 15 autocarros elétricos, no valor de 5,124 milhões de euros para garantir, a partir de 2025, o serviço público de transportes.
Portugal teve este ano 20 dias de “calor perigoso”, menos 10 do que a Espanha e menos do que qualquer outro país lusófono, segundo um relatório hoje divulgado.
A associação ambientalista Zero espera que a estratégia nacional para a água, que deverá ser apresentada no início do próximo ano, não responda apenas às reivindicações do setor agrícola e resolva as lacunas na gestão hídrica.
O ano de 2024 teve até ao momento, a nível mundial, uma média de 41 dias extra de “calor perigoso”, que causaram “um sofrimento implacável", devido às alterações climáticas, de acordo com um estudo científico divulgado hoje.
Um novo projeto do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) utiliza a interação com cavalos para zelar pela saúde mental e bem-estar dos estudantes, ajudando a que estes consigam gerir melhor os desafios do dia-a-dia.
A Câmara de Lagos manifestou-se hoje contra a expansão de uma exploração de aquacultura de mexilhão no mar na costa algarvia, alegando que a infraestrutura vai comprometer a pesca, náutica, segurança e economia dos algarvios.
O Governo dos Açores aprovou o regulamento do regime de apoio à transferência de conhecimentos entre cientistas e pescadores, no âmbito do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEAMPA).
A presidente da Comissão Europeia recordou hoje o tsunami de há 20 anos no oceano Índico, que “deixou devastação” naquela região do planeta, prestando homenagem às vítimas.
As comunidades e os bombeiros do segundo estado mais populoso da Austrália, Vitoria, preparam-se hoje para incêndios florestais potencialmente devastadores, quando uma onda de calor alimentada por ventos erráticos apresenta as piores condições de incêndio em vários anos.
Os desafios ambientais que enfrentamos hoje exigem mais do que boas intenções: pedem ações concretas e sustentadas. A mudança só acontece quando unimos forças para transformar barreiras em soluções com impacto real e duradouro.
Num novo estudo de colaboração internacional, peritos identificaram um novo processo de células solares a utilizar potencialmente em futuras tecnologias para a separação fotocatalítica da água na produção de hidrogénio verde.
Reabilitação dos 30 hectares da antiga Fábrica de Gás da Matinha trará a Lisboa cerca de 2.000 novas habitações, 120 mil m2 de espaços verdes, uma nova escola, novas zonas de lazer, escritórios e retalho, criando assim mais de 3.000 postos de trabalho num projeto de valor estimado em 2,0 mil milhões
O Ministério Público (MP) do Porto acusou 29 arguidos suspeitos de estarem envolvidos numa rede dedicada à captura e comercialização internacional de meixão (enguia bebé).
Estas aranhas pertencem ao género Thwaitesia argentiopunctata e o que aparentam ser espelhos são na verdade manchas de guanina reflectora, que dá cor ao abdómen dos animais.
Ana Milhazes, fundadora do Lixo Zero Portugal, em conversa com a Green Savers, deixa dicas para que a sustentabilidade possa ser o “prato principal” desta época.