Investigadores detetam altos níveis de mercúrio nas águas de zonas húmidas na Geórgia e na Carolina do Sul, nos Estados Unidos da América (EUA). A descoberta foi feita graças ao estudo dos aligátores-americanos (Alligator mississippiensis) que vivem nesses ambientes.
O projeto europeu JOULIA, financiado pelo programa Horizonte Europa, quer mudar a forma como a indústria dos plásticos e da borracha aquece os seus materiais. Para isso, tem como objetivo substituir os métodos tradicionais de aquecimento por soluções totalmente elétricas, mais limpas e eficientes.
Entre os dias 2 e 6 de julho, a aldeia das Fontes, em Leiria, volta a receber o Nascentes, um festival onde o cuidado com a natureza e a comunidade é a base para tudo o que acontece.
O Governo moçambicano pediu o apoio das universidades de língua portuguesa, através da partilha de conhecimentos técnicos e científicos, na resposta às consequências das mudanças climáticas, que afetam o país.
O Governo da Madeira afetou 78 milhões de euros no Orçamento Regional para 2025 à Secretaria Regional do Turismo, Ambiente e Cultura, que considerou ter apresentado uma proposta “equilibrada”, porque liga as diferentes áreas, disse hoje o seu responsável.
Cerca de uma centena de pessoas, entre as quais militantes do movimento Cidadãos Por Coimbra, Livre, PAN e BE, manifestaram-se esta segunda-feira contra o abate de 11 árvores na rua Lourenço Almeida Azevedo, a “mais bem arborizada” de Coimbra.
No próximo dia 26 de junho, em Lisboa, decorrerá o Seminário ONS APIRAC 2025, para debater regulamentação, inovação e sustentabilidade nos setores da Refrigeração e Climatização.
A Rota da Transumância de Castro Daire, que integra o espólio de uma exposição internacional, inaugura uma mostra esta quinta-feira no museu municipal daquela vila, anunciou hoje a associação cultural Binaural Nodar.
A Fundação Repsol traz pela primeira vez a Portugal os Prémios Zinkers, uma iniciativa educativa já implementada em Espanha, e que agora cá chega para distinguir as escolas com os projetos mais inovadores nas áreas da sustentabilidade e do combate às alterações climáticas.
Os Estados-membros da União Europeia (UE) investiram, em 2024, cerca de 76 mil milhões de euros em ativos essenciais para a prestação de serviços de proteção ambiental, divulga hoje o serviço europeu de estatísticas, Eurostat.
A Universidade Católica Portuguesa (UCP) vai participar na Expo 2025, em Osaka, no Japão, organizando uma programação de dois dias, 18 e 19 de junho, que inclui um seminário sobre "o significado multifacetado do mar" e uma exposição no Pavilhão de Portugal.
O ministro do Mar de Cabo Verde destacou na segunda-feira a promessa da União Europeia (UE) de disponibilizar mil milhões de euros para financiar programas da economia azul, compromisso assumido na 3.ª Conferência dos Oceanos das Nações Unidas.
O Governo brasileiro leva hoje a leilão 172 áreas para exploração de petróleo numa decisão controversa que inclui 47 blocos de uma região marinha perto da foz do rio Amazonas.
Nos fins de semana de 21 e 22 de junho e de 26 e 27 de julho, o Museu da Água e Resíduos (MAR), em Sintra, promove a Feira de Trocas, para sensibilizar a comunidade para a redução da produção de resíduos e para os benefícios do reaproveitamento de materiais.
Três crias de leão (Panthera leo) nasceram no passado dia 13 de abril no West Midlands Safari Park, na cidade de Bewdley, no Reino Unido. A instituição assinala que o nascimento é “significativo” e uma vitória para a conservação da espécie, classificada como “Vulnerável” ao risco de extinção.
Na ilha de Ibiza, no arquipélago espanhol das Baleares, cientistas do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) documentaram o que dizem ser o primeiro caso de um polvo com nove tentáculos funcionais em regime selvagem.
“Stumpy” é um lémure-de-cauda-anelada (Lemur catta) que no dia 15 de junho celebrou o seu 39.º aniversário. A data não só assinala mais um ano na vida de um animal de uma espécie “Em Perigo” de extinção, como também valeu ao primata um recorde do Guinness.
Os consumidores domésticos de água de Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão, Tábua e Tondela vão pagar menos cerca de 30% a partir de 01 de julho, anunciou hoje a Associação de Municípios do Planalto Beirão.
O Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra vai apresentar, no próximo dia 25 de junho, os resultados do projeto BungEES cujo objetivo é otimizar e reduzir os consumos de energia nos edifícios e mitigar os efeitos de potenciais cortes de energia ou apagões.
É possível que 34% (ou 117 milhões de hectares) das florestas perdidas em todo o mundo entre 2001 e 2024 jamais consigam recuperar totalmente. A percentagem sobe para 61% nas florestas húmidas tropicais, com grandes perdas causadas pela expansão de áreas agrícolas.
Portugal ultrapassou em 2024 os 6,2 gigawatts (GW) de capacidade eólica instalada, com o vento a garantir mais de 25% do consumo elétrico, mas continua longe da meta prevista no Plano Nacional Energia e Clima (PNEC), alerta a APREN.
Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCT) liderou o estudo de um fóssil inédito na Gronelândia, que fornece informações fundamentais sobre a evolução dos primeiros mamíferos.
Um grupo de aranhas parece ter perdido a capacidade para injetar o veneno diretamente no corpo das suas vítimas, desenvolvendo, ao invés, um “vómito” fatal