A CME, principal empresa do Grupo ProCME, anuncia que o seu projeto ATLoS foi distinguido como vencedor na Categoria “Acting for the Climate, Mitigation - Mobility Awards” dos Prémios Ambiente do Grupo Vinci, uma prestigiada iniciativa de reconhecimento à sustentabilidade e inovação.
O Governo submeteu a consulta pública, até 12 de janeiro, a proposta de orçamentos de carbono, para os períodos 2023-2025 e 2026-2030, que estabelecem limites para as emissões de gases com efeitos de estufa, foi ontem anunciado.
O parlamento dos Açores aprovou ontem uma alteração proposta pelo Governo à orgânica do Instituto da Vinha e do Vinho dos Açores, que passará a assumir o património e os recursos humanos da Comissão Vitivinícola Regional, que será extinta.
Io não tem um oceano de magma global pouco profundo sob a sua superfície, ao contrário do que se afirmava anteriormente, sugere um artigo publicado esta semana na revista Nature.
O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, aprovou a lei que estabelece o mercado regulado de créditos de carbono no país para incentivar a redução das emissões de gases de efeito estufa.
Nove pessoas morreram durante os incêndios rurais que em setembro atingiram o Norte e Centro de Portugal, mas 2024 fica também marcado pela morte de cinco militares da GNR na queda de um helicóptero de combate aos fogos.
Esta aliança vai unir países como França, Alemanha, Portugal e Espanha, com o objetivo de reforçar o estabelecimento das bases para a criação do mercado único de hidrogénio, bem como a criação de ligações de projetos de produção, armazenamento e consumo de hidrogénio.
As alterações climáticas agravaram a vaga de seis tufões que atingiu as Filipinas em menos de um mês, causando pelo menos 164 mortos, de acordo com um estudo divulgado hoje.
A investigadora da Universidade do Algarve Vânia Baptista vai receber 300.000 euros da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento para estudar a “fase perdida” das migrações de larvas de peixe, entre a desova e o berçário
Pessoas a sul do rio Douro mostraram-se disponíveis para viver com lobos-ibéricos, desde que sejam pagas indemnizações e implementadas medidas de prevenção de danos, anunciou hoje a associação Rewilding Portugal, no âmbito de um estudo de promoção de coexistência.
A utilização de herbicidas com glifosato, produto químico considerado tóxico, vai voltar a ser permitida nos Açores em casos excecionais, depois de o parlamento regional ter aprovado ontem uma proposta do Chega, que revoga a proibição que vigorava desde 2020.
As empresas chocolateiras sentem já “uma efervescência” crescente na procura e perspetivam o habitual pico de vendas na época natalícia, mas oferecer chocolates vai ficar mais caro este ano devido à escalada do preço do cacau nos mercados internacionais.
Duas associações do Barroso defenderam ontem o fim da instalação de uma mina de lítio em Boticas, distrito de Vila Real, considerando que apenas travar o projeto acautela o ambiente, a agricultura, a água e os interesses populares.
O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) verificou que 57% do troço de 912 metros da ribeira canalizada de Algés está em risco de “colapso” num futuro próximo, mas a Câmara de Oeiras assume apenas 50% da recuperação.
O presidente da Câmara da Penamacor, António Beites, alertou que é necessário a autarquia estudar a possibilidade de integrar um dos sistemas multimunicipais de gestão de água e saneamento.
As emissões de gases de estufa relacionadas com os Jogos Olímpicos Paris2024 foram reduzidas para metade em comparação com as edições precedentes do evento, de acordo com os dados divulgados ontem pelos organizadores.
Na Zero Desperdício "queremos contribuir para uma maior transparência e sustentabilidade da indústria têxtil e para um planeta mais equilibrado. A nossa entrada na UNA vai no sentido de contribuirmos para uma maior tomada de consciência dos valores e princípios da Carta das Nações Unidas, da Agenda
A Câmara de Cascais lançou ontem o primeiro Fundo Verde municipal do país, dotado de 3 milhões de euros, para apoiar famílias no aumento da eficiência energética e conforto térmico, que vai até 100% nos primeiros dois escalões do IRS.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, o projeto de ampliação da redes de abastecimento de água em Carreço, orçada em 1,6 milhões de euros e que vai permitir servir a totalidade da freguesia.
Isabel Barros, administradora executiva da MC e responsável pelo pelouro da Sustentabilidade, foi reconhecida como uma das 100 Chief Sustainability Officers (CSO) mais influentes da Europa. Esta nomeação coloca Isabel Barros como a única portuguesa a integrar a prestigiada lista dos CSO Awards 2025.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo anunciou um investimento de 120 mil euros, mais IVA, na substituição de 80 abrigos para passageiros nas paragens dos transportes públicos, fora do perímetro da cidade, alguns com 30 anos.