O Governo apelou ontem aos proprietários para que, "logo que possível", limpem os seus terrenos, mas tendo em consideração as condições de segurança, após ter prolongado até 15 de junho o prazo de gestão de combustível devido à meteorologia.
O administrador executivo da REN João Conceição não tem dúvidas que todo o setor fez bem o trabalho de casa, mas detalhou ontem que dados mostram que o apagão que teve origem em Espanha era impossível de travar na fronteira.
A Câmara de Lisboa está a requalificar o Jardim da Estrela, que se encontra em processo de classificação de âmbito nacional, com a liderança PSD/CDS-PP a afirmar que o trabalho em curso “tem várias semanas” e “não é reativo”.
A associação ambientalista Zero reconheceu 81 praias Zero Poluição em 39 concelhos do continente e ilhas da Madeira e Açores, mais 22 que em 2024, foi hoje divulgado.
A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) integra o projeto europeu LIFE DESERT-ADAPT, uma iniciativa que está entre os finalistas do LIFE Citizens’ Prize, promovido pela Comissão Europeia, e cujas votações do público decorrem até ao dia 3 de junho.
Os robôs interativos não devem ser apenas companheiros passivos, mas parceiros ativos - como cavalos de terapia que respondem às emoções humanas - dizem os investigadores da Universidade de Bristol.
Um protocolo de entendimento entre o Município de Torres Vedras e a Águas do Tejo Atlântico foi assinado no dia 26 de maio, no Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras, com o objetivo de estabelecer as condições para a realização dos estudos e projetos que permitirão a esta prime
Investigadores estão a utilizar proteínas vegetais e engenharia alimentar para recriar a textura, a fusão e a nutrição dos queijos tradicionais - sem a vaca.
A União Europeia (UE) e seis dos seus Estados-membros, incluindo Portugal, depositaram ontem na ONU os seus instrumentos de ratificação do Tratado do Alto Mar, poucos dias antes da terceira Conferência dos Oceanos das Nações Unidas.
A limpeza e a recuperação de uma estação de investigação neozelandesa na Antártida proporcionaram lições valiosas sobre os desafios dos locais contaminados, de acordo com um estudo publicado na revista Polar Record.
A população da Europa pode ter diminuído aproximadamente 50% no final da última Idade do Gelo, durante um período de arrefecimento climático ocorrido entre 14.000 e 11.600 anos atrás, segundo um novo estudo com investigadores da Universidade do Algarve.
Uma nova galeria de arte sustentável será inaugurada a 03 de junho, em Santa Cruz, Torres Vedras, com peças criadas a partir de materiais reciclados por artistas nacionais como forma de sensibilizar para a poluição ambiental.
A Savannah disse hoje que se aproxima da conclusão de mais uma fase de sondagens na mina do Barroso, em Boticas, antecipando o prazo estabelecido na servidão administrativa concedida pelo Estado português em dezembro.
O Plano de Ação de Resíduos Urbanos (PARU) do município do Corvo pretende “reforçar a ordem” de prioridades na gestão de resíduos naquela ilha, segundo o regulamento publicado hoje em Diário da República.
As alterações climáticas estão a criar condições para o aumento de parasitas externos, um risco para a saúde animal e “perdas económicas graves” na produção, alertou hoje a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica de Medicamentos Veterinários (APIFVET).
A 17.ª conferência da ONU de combate à desertificação, a COP17, realiza-se entre 17 e 28 de agosto de 2026 em Ulan Bator, capital da Mongólia, anunciaram hoje as Nações Unidas.
A organização ambientalista WWF Portugal manifestou-se ontem preocupada com o que considera serem tentativas do Governo português de enfraquecer as metas climáticas da União Europeia (UE), e apelou ao executivo para alinhar a atuação com a ciência.
Poupar energia é poupar o meio ambiente e a carteira, sobretudo no meio de uma crise energética e económica. No âmbito do Dia Mundial da Energia, a UCI Portugal deixa algumas recomendações.
O conjunto da Estância de Montanha das Penhas Douradas, no concelho de Manteigas, e do antigo Sanatório dos Ferroviários, nas Penhas da Saúde, no concelho da Covilhã, vão ser alvo de classificação de âmbito nacional.
Uma análise global da investigação sobre os impactos das barragens concluiu que estas são significativamente prejudiciais para as espécies diádromas - peixes, enguias, crustáceos e caracóis que dependem de rios e oceanos ligados entre si para completarem os seus ciclos de vida.