O Sporting sagrou-se bicampeão no sábado, ao bater em casa o Vitória de Guimarães (2-0), na 34.ª e última jornada da I Liga, conquistando o título pela 21.ª vez no seu historial.
Feitas as contas, os ‘leões’ somaram mais dois pontos do que o rival Benfica, ao qual também se superiorizaram no confronto direto (1-0 em Alvalade e 1-1 na Luz).
Segundo um despacho dos vereadores Diogo Moura, responsável pelo pelouro da Economia, e Rui Cordeiro, que tutela o Desporto, a restrição ocorre “por motivos de segurança” e a “pedido da PSP”.
A pesada derrota na 34.ª e última ronda no campeonato, por 4-1, em Arouca, ditou a despromoção dos boavisteiros, depois de um ciclo de 11 épocas na principal divisão, desde a subida administrativa de 2014/15.
O ‘bis’ do extremo belga Noah Saviolo, com golos aos 80 e aos 90+4 minutos, assegurou aos minhotos a terceira vitória seguida e permitiu–lhes consolidar a liderança.
Juntamente com Virgínia, saem dois veteranos, o guarda-redes Asmir Begovic, internacional bósnio de 37 anos, e o lateral inglês Ashley Young, internacional inglês e que foi campeão pelo Manchester United, de 39 anos.
Teresa Bonvalot (Sporting) e Tiago Stock (Lombos) venceram a Allianz Ericeira Pro. Primeiro triunfo de Stock. Bonvalot soma o 29.º, lidera o ranking e tem título à vista.
Uma derrota na casa do Arouca (4-1) confirmou a despromoção do clube portuense, que não dependia apenas de si próprio à partida para a 34.ª e decisiva jornada.
Na antecipada final, ‘Carlitos’ derrotou o número um mundial por claros 7-6 (7-5) e 6-1, em uma hora e 44 minutos, interrompendo a série de 26 vitórias consecutivas do transalpino.
Os 71 pontos dos londrinos permitem-lhes confirmar a presença na Liga dos Campeões e saber que não serão ultrapassados pelo rival de hoje, para já terceiro com 66 pontos, os mesmos de Chelsea quarto, e Aston Villa, quinto.
Portugal conquista pela primeira vez este torneio particular de sub-15, organizado na Croácia, depois de um título da Argentina, um dos Estados Unidos e quatro do país anfitrião.
Na segunda-feira, o pelotão cumpre o segundo dia de descanso, regressando à estrada na terça-feira, para o segundo contrarrelógio da 108.ª edição, percorrido ao longo de 28,6 quilómetros entre Lucca e Pisa.