A edição de 2020 do Asteroid Day passou para o mundo online e sob a mesa de discussão estão os mistérios que poderão ser desvendados com a chegada das amostras dos asteroides Ryugu e Bennu à Terra assim como os planos da NASA e da ESA em relação a Didymos e Dimorphos, dois “irmãos” que estão a intr
O lixo marinho tem origem em diferentes fontes terrestres e marítimas e a sua tipologia é amplamente baseada nos padrões de consumo. Do lixo marinho fazem parte uma vasta gama de materiais, incluindo plástico, metal, madeira, borracha, vidro e papel. No entanto, estudos comprovam que cerca de 80% do
Com vista a promover a mudança para um país mais sustentável, a ABAE FEE Portugal em parceria com o MEO vai distinguir os municípios (ECOXXI) e as freguesias (Eco-Freguesias XXI) que querem fazer parte deste movimento. Para receberem a Bandeira Verde, estes territórios terão de cumprir um conjunto d
Com o lançamento da missão que quer recolher amostras do Planeta Vermelha prevista para este verão, um dos parceiros da NASA fornece mais informações sobre como isso será possível.
Estima-se que, em 2050, a população mundial possa vir a aumentar para cerca de 12 mil milhões de pessoas. Destas, cerca de 60% deverá viver a menos de 60 km de distância do mar.
As alterações climáticas vão causar mais 250 mil mortos todos os anos entre 2030 e 2050 em todo o mundo, devido a má nutrição, malária e outras doenças ou golpes de calor, estima a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A Astrobotic será a responsável pela criação do VIPER, o veículo do programa Artemis que visa encontrar recursos para uma estadia prolongada na Lua em 2023.
A seca associada aos fenómenos das alterações climáticas e aquecimento global tem implicações severas na saúde humana, ao tornar os indivíduos mais vulneráveis a doenças mortais. Mas o planeta também sofre, aumentando a repercussão dos efeitos da estiagem na alimentação humana.
Hoje celebra-se o Dia Mundial dos Oceanos, este ano sob o lema "Inovação para um oceano sustentável". A ciência e a tecnologia têm estado de mãos dadas de forma a ajudar a resolver algumas questões cada vez mais evidentes, como as relacionadas com o plástico ou o aquecimento global.
Segundo a ONU, se a humanidade mantiver os seus padrões de consumo ao ritmo atual e não mudar a forma como trata os seus resíduos, até 2050 teremos cerca de 12 mil milhões de toneladas de plástico em aterros sanitários ou na natureza
Das fases de Vénus às auroras boreais que pintaram de verde os céus da Suécia, sem esquecer o rasto azulado, deixado pelo cometa SWAN, estas são as imagens que marcaram o mês de maio.
Cerca de 90 por cento das mercadorias transacionadas no mundo são transportadas por mar, com milhares de navios contentores a cruzarem diariamente os oceanos, assim como os incontáveis barcos de pesca e as embarcações de recreio, provocando perturbação na vida marinha. Mas o confinamento imposto pel
Para dar uma perspetiva da verdadeira velocidade da luz, a animação criada por James O'Donoghue demonstra que, para percorrer os 54,6 milhões de km entre a Terra e Marte são necessários cerca de três longos minutos.
Em redor da estrela jovem AB Aurigae está um disco denso de gás e poeira, onde os astrónomos descobriram uma estrutura em espiral com um "nodo" que marca o lugar onde se pode estar a formar um planeta.
A animação criada por dois cientistas mostra também que as temperaturas do manto terrestre não são suficientemente altas para fazer com que a camada apresente um brilho vermelho. Os investigadores chegaram à conclusão de que, na verdade, o manto tem uma cor verde característica.
A 8 de abril de 2010 o foguetão Dnepr "levava" para o espaço aquele que a ESA considera ser um dos seus “satélites de observação da Terra mais notáveis”. E houve uma participação nacional neste projeto.