Um aeroporto no sul do Japão cancelou hoje todos os voos na quarta-feira, após uma explosão, cuja origem ainda não foi determinada, que provocou o colapso de parte da superfície por onde circulam os aviões.

Não foram registados feridos após o incidente no aeroporto de Miyazaki, na ilha de Kyushu, no sul do país.

A explosão parece ter ocorrido a pelo menos 100 metros do edifício do terminal do aeroporto, segundo imagens de vídeo transmitidas pelos meios de comunicação japoneses.

Os bombeiros locais "receberam uma chamada do aeroporto às 07:59 [23:59 de terça-feira em Lisboa] para relatar um incidente acompanhado de fumo", disse um porta-voz à agência de notícias France-Presse (AFP).

O aeroporto notificou os bombeiros de que algo "pode ter explodido, mas não está confirmado", acrescentou.

Um responsável aeroportuário disse à AFP que parte de uma zona onde os aviões circulavam para chegar à pista de aterragem colapsou e que os voos foram cancelados até à noite de hoje.

O responsável acrescentou que uma investigação estava em curso por parte da polícia e dos bombeiros.

A companhia aérea Japan Airlines disse que o incidente levou ao cancelamento de 13 voos que deveriam transportar 790 passageiros.

De acordo com o portal do aeroporto na Internet, pelo menos 31 voos foram cancelados, a maioria ligações domésticas de ou para grandes cidades japonesas como Tóquio, Osaka ou Nagoya, enquanto apenas um voo internacional foi cancelado, com destino a Seul.

O aeroporto de Miyazaki foi construído em 1943 como base da Marinha Imperial Japonesa, que enviou dezenas de aviões que transportavam unidades 'kamikaze' em missões suicidas durante a Segunda Guerra Mundial.