A Índia e o Paquistão chegaram a acordo para um cessar-fogo com "efeitos imediatos", de acordo com os ministros dos Negócios Estrangeiros dos dois países.

Os "efeitos imediatos" anunciados pelos ministro significam, na prática, que o cessar-fogo arranca já este sábado, a partir das 17h00 (hora indiana), de acordo com o chefe da diplomacia indiana. Os dois lados vão pôr fim a qualquer ato hostil.

O ministro paquistanês dos Negócios Estrangeiros acrescentou que mais de três dezenas de países estiveram envolvidos na atividade diplomática para chegar a este acordo.

Ficou também decidido que os chefes militares da Índia e do Paquistão vão voltar a conversar na próxima segunda-feira, dia 12 de maio.

As autoridades paquistanesas já anunciaram que o espaço aéreo do Paquistão foi reaberto a todos os voos.

Ainda antes de os dois países terem revelado a decisão, já o presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, tinha vindo anunciar que haveria um cessar-fogo entre a Índia e o Paquistão.

"Parabéns a ambos os países por usarem o bom senso e a inteligência. Obrigado pela atenção dada a este assunto!", escreveu Trump, nas redes sociais.

O acordo acontece depois de uma semana de confrontos, na sequência de um atentado contra turistas, no último mês, na zona de Caxemira indiana. Foi o conflito mais grave entre os dois rivais, que detêm armas nucleares, nas últimas décadas, causando dezenas de mortes civis de ambas as partes.

[Notícia atualizada às 15h08]