
A Renault anunciou que abriu esta terça-feira, o perdido de reserva para o novo Renault 5 Turbo 3E, um pequeno, mas poderoso hatchback, que constitui uma reinterpretação moderna e elétrica de um dos modelos mais carismáticos da marca francesa.
O modelo que faz renascer mítico Renault 5 Tubo, dos anos 80, conta com tração traseira, muito parecido com seu antecessor os anos 1980. No entanto, o motor de quatro cilindros turbo de 1,4 litros que produzia cerca de 160 cv, do modelo original, vai dar lugar a dois motores elétricos instalados nas rodas traseiras que vão permitir uma potência instantânea a cada roda, para uma potência total combinada de 540 cv e um binário de 4.800 Nm

Ao volante, a Renault promete que o condutor vai viver as emoções de uma condução com acelerações relâmpago, até porque o modelo 100% elétrico anuncia uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos, um desempenho digno de um supercarro ou mesmo de um hipercarro.
Tendo por base uma arquitetura de 800 volts e equipado com uma bateria de 70 kWh e um carregador de corrente contínua a bordo capaz de suportar até 350 kW, a Renault na anuncia que o Renault 5 Turbo 3E carrega de 15 a 80% da bateria em apenas 15 minutos, e que a autonomia de série será superior a 400 km.

A Renault vai produzir apenas 1.980 unidades deste 5 Turbo 3E, e para realizar a reserva de uma destas unidades, os interessados vão ter de marcar uma reunião com um concessionário da marca francesa, e pagar uma entrada de €50.000, dando ao cliente o direito de prioridade na aquisição do Renault 5 Turbo 3E e a possibilidade de selecionar o número pretendido.
Toma nota, que o preço final deste poderoso hatchback arranca nos €155.000, e que a possível fase de personalização do modelo está planeada para 2026, com as primeiras entregas previstas para 2027.

“Orgulhamo-nos de ter conseguido envolver os nossos concessionários, bem como os primeiros clientes, no processo de pré-financiamento do Renault 5 Turbo 3E. Para isso, implementámos um sistema de reserva inovador, adequado a este automóvel excecional, grande vetor de imagem da marca Renault. Por um lado, permite aos clientes assegurar uma reserva prioritária na rede a partir de hoje. Por outro lado, permite-nos finalizar o desenvolvimento do Renault 5 Turbo 3E e lançar as primeiras unidades em 2027.”, disse Ivan Segal, diretor mundial de vendas e operações da marca Renault.