
A Nissan continua a trabalhar para lançar um modelo de condução autónoma no ano fiscal 2027, e nesse sentido a empresa nipónica anunciou agora que realizou um teste com a sua mais recente tecnologia de condução autónoma, numa via pública, na área de Mianto Mirai, em Yokohama, Japão.
O teste agora realizado, que sucede a outro que teve lugar em 2024, serviu para a Nissan os verificar os níveis de segurança da tecnologia de condução autónoma adaptada a diferentes condições de tráfego em todo o mundo.

Recorde-se que a marca nipónica utiliza nestes testes conhecimentos e tecnologias obtidos através de investigação no Japão, e Silicon Valley nos EUA, realizada pelo Centro de Tecnologia Avançada da Nissan, além da participação no projeto evolvAD do Reino Unido.
Os veículos de teste mais recentes são baseados no Serena – a carrinha mais vendida no Japão – e incorporam 14 câmaras, nove radares e seis sensores LiDAR.
Os sensores montados no tejadilho oferecem uma perceção significativamente aumentada, aproveitando a altura do Serena e permitindo uma identificação mais precisa do seu ambiente em comparação com veículos usados em testes anteriores.

Além disso, o uso de Inteligência Artificial melhorou o reconhecimento, a previsão comportamental e a capacidade de avaliação, bem como o controlo, proporcionando um funcionamento suave numa variedade de cenários complexos.
Para garantir a máxima segurança na demonstração do veículo de teste, os engenheiros da Nissan verificaram um extenso número de cenários possíveis ao longo da rota de condução, adicionaram uma função de paragem imediata para emergências e introduziram redundâncias intencionais.

Recorde-se que desde o ano fiscal de 2017, que a Nissan tem vindo a demonstrar e a testar tecnologia de condução autónoma. Atualmente, a Nissan está a planear testes de demonstração de serviços com aproximadamente 20 veículos a decorrer em Yokohama nos anos fiscais de 2025 a 2026 e está a construir uma estrutura operacional e um ecossistema de serviços com as partes interessadas.
Aproveitando os resultados dos testes, no ano fiscal de 2027, a marca nipónica pretende fornecer serviços de mobilidade de condução autónoma, em colaboração com municípios e operadores de transporte, com monitorização remota.
