As cheias provocaram cerca de 81 mortes, 41 desaparecidos e 850 pessoas resgatadas desde sexta-feira no Texas, afirmaram as autoridades no Condado de Kerr ao jornal The New York Times. O vice-governador do Texas acrescentou ao jornal que a água da chuva fez subir o Rio Guadalupe 7,9 metros em 45 minutos nas primeiras horas da manhã.

A chuva repentina e intensa fez transbordar vários cursos de água, o que resultou no alagamento de zonas residenciais, estradas e infraestruturas. A Guarda Costeira dos Estados Unidos está a trabalhar nas operações de busca e salvamento, incluindo no período da noite, após ter sido declarado o estado de emergência em várias regiões, incluindo Houston, Austin e San Antonio. Foram montados vários abrigos temporários para acolher pessoas feridas e desalojadas.

De acordo com o Serviço Meteorológico Nacional dos EUA, em algumas áreas caíram, em poucas horas, valores de precipitação equivalentes a um mês inteiro. As imagens captadas no local mostram a dimensão destas cheias.