Brad Binder, piloto sul-africano da KTM, revelou os desafios estratégicos enfrentados durante o caótico Grande Prémio de França, onde as condições meteorológicas voláteis ditaram o ritmo da corrida. O número 33 acabou por abandonar após duas quedas em apenas seis voltas, num dia marcado por múltiplas trocas de motas e pneus por parte de toda a grelha.

Questionado se existiram muitas conversas estratégicas antes da corrida, analisando o radar meteorológico para decidir o que fazer, Binder confirmou que a sua equipa tinha previsto o agravamento das condições. ‘Sim. E, na verdade, aconteceu exatamente o que a minha equipa disse que aconteceria, com um pouco mais de chuva à medida que a corrida avançava. Portanto, sim, se tivéssemos seguido a nossa previsão meteorológica, provavelmente teria simplificado bastante as coisas’, admitiu o sul-africano.

O piloto da KTM reconheceu a dificuldade de tomar decisões em tempo real em condições tão instáveis. ‘Mas, no momento, sabes, é sempre difícil tomar a decisão certa, e é realmente fácil olhar para trás e decidir’, confessou Binder, sublinhando um dos maiores desafios no MotoGP em condições meteorológicas variáveis.

Quando a imprensa observou que estava posicionada na parte de trás da grelha e não assistiu ao momento de chuva, notando que todos estavam novamente com pneus slicks numa situação estranha que já não acontece em outras categorias como a Fórmula 1, o piloto sul-africano mostrou-se surpreendido com o desenrolar dos acontecimentos. ‘Sim. Bem, caramba. Acho que é a primeira vez que vi toda a gente a entrar, sair, entrar, sair, a trocar para pneus diferentes, a começar com pneus diferentes’, comentou Binder, visivelmente espantado com a situação caótica.