Retirado do futebol desde 2022, quando representou o La Serena, Matías Fernández vive agora uma outra vida. A de pai... a tempo inteiro. Em entrevista à publicação chilena 'LUN', o antigo jogador do Sporting, agora com 38 anos, detalhou de forma peculiar como passa os seus dias nesta fase. Sempre tendo Antonia (16), Aylén (12), Ángel (8) e Adán (2) como prioridades.

"Depois de deixar o futebol tornei-me pai a tempo inteiro. Sou o Uber dos meus filhos, porque vou levá-los à escola, às suas atividades desportivas e, à mais velha, às festas. Também mudo a fralda ao Adán e preparo-lhe a papa. Sou feliz!", atirou na entrevista, onde detalhou a bem agitada vida desportiva dos seus filhos.

"O Ángel já joga na escola de futebol do Colo Colo e gosta muito. Não sei se será futebolista, ainda é muito jovem para pensar nisso. É destro, tem bom remate mas, como aconteceu com o pai, quero que desfrute. A Antonia faz voleibol e equitação. Confesso que não gosto isso dos cavalos, porque considero perigoso, mas mesmo assim apoiamos essa sua paixão. A Aylén faz patinagem. É campeã nacional e agora vamos acompanhá-la a uma prova em Geisingen, na Alemanha".

O antigo jogador do Sporting assume ainda a sua vontade de ajudar os mais jovens a seguir os seus sonhos no desporto. A ideia, explica, "é dar espaço para que os mais novos possam desfrutar do desporto sem restrições económicas, incentivando as empresas a apoiar não só os campeões, mas também os miúdos com projeção". "Há muito por fazer e quero estar nisso. Pelo menos no lado do qual mais sei, que é de futebol", referiu, antes de falar da empresa Mati14 Ltda. "Em dois complexos damos aulas personalizadas e clínicas desportivas a miúdos entre 6 e 16 anos. Temos uma linha de roupa e acessórios desportivos que vendemos, mas também oferecemos. Não estou nisto para ganhar dinheiro, mas apenas para ajudar".

Futuro com ajuda do Sporting

Retirado do futebol há uns anos, Matías trabalha também para o seu futuro. Tirou um curso de treinador para antigos internacionais - "só falta receber o cartão" -, mas assume que ainda não sabe bem o que fará a seguir. "Por agora olho para essa possibilidade como algo longínquo. Estou a analisar possibilidades. Começarei agora a fazer um curso de Coaching Desportivo e Psicologia de Alto Rendimento numa universidade espanhola", referiu, antes de adiantar que nessa viagem para a Europa irá visitar Lisboa, mas tratar de um potencial acordo com o Sporting para enviar jovens jogadores chilenos a treinar no leão.