
Se está a pensar pernoitar no perímetro do Estádio Nacional, antes da final da Taça de Portugal, é melhor mudar de planos. Carla Duarte, comandante da PSP de Oeiras, avisou esta quarta-feira que o acesso só será permitido a partir das 6 da manhã de domingo, dia do dérbi entre Benfica e Sporting.
"Essa questão foi ponderada, houve reuniões e ficou decidido abrir as portas às 6 da manhã. O controlo está a ser feito desde ontem e não vai ser permitido acampar. Queremos garantir a maior segurança de todos e a melhor forma é abrir as portas no domingo às 6", especificou a subintendente daquela força de segurança, em conferência de imprensa realizada no palco da final. De facto, quem chega ao Jamor, já se depara com vedações condicionando o trânsito e acessos. "Existe um controlo de acesso, que será feito até domingo. Não é permitida a deslocação de viaturas ou de tendas às imediações do estádio", acrescentou.
Ainda assim, Carla Duarte esclareceu que qualquer adepto pode aceder às imediações do estádio, para festejar, como é habitual nas finais da prova rainha. "O controlo de bilhetes será feito apenas na entrada do estádio, nos arredores não haverá. Sabemos que é uma festa familiar e que gostam os adeptos gostam de vir para cá. Vais ser possível haver adeptos sem bilhetes à volta do estádio", admitiu a subintendente.
Águias e leões voltam a encontrar-se na final da Taça de Portugal, 29 anos depois do jogo que ficou marcado pela morte de um apoiante sportinguista, atingido por um very light disparado por um do Benfica. "Esperamos que os anos anteriores sirvam de aprendizagem e que os adeptos e as claques percebam que estamos perante uma festa familiar e desportiva, quem respeitem quem vem ver o jogo", apelou. Os adeptos do Sporting ficarão no topo sul e o acesso será pela CREL. Já os do Benfica, que estarão no topo norte, chegarão ao Jamor pela A5.
Carla Duarte aconselhou os adeptos a chegarem cedo, anunciando que as portas do estádio abrirão mais cedo do que o habitual, três horas antes, ou seja, às 14h15. "Os procedimentos na entrada serão apertados e esperamos que possa decorrer com tranquilidade", adiantou, acreditando que tudo decorrerá com normalidade e sem perturbações.
"Como eu disse, o policiamento começou ontem. Embora habitual, reforçámos o policiamento, com equipas de intervenção rápida, trânsito e grupo operacional cinotécnico. Todas as valências que a PSP tem estarão empenhadas para garantir que todo o evento decorra tranquilidade e segurança", disse, frisando: "O maior apelo que a PSP faz a todos os adeptos e claques é que vivam a festa desportiva e familiar e respeitem os adversários como se de um familiar ou amigo se tratasse. Todos temos um papel e exemplo a dar. Que o fair play vença e todos juntos consigamos respeitar a diferença."