
O passado fim-de-semana deu-nos a confirmação daquilo que já tínhamos como grande probabilidade, os Cascais Crusaders e Lisboa Devils estão em rota de colisão e vão encontrar-se na Liga Portuguesa de Futebol Americano com o mesmo registo, cinco jogos disputados e cinco vitórias alcançadas.
Ambas as equipas têm demonstrado que conseguem ganhar os jogos independentemente da adversidade que venham a encontrar, sendo que são equipas fundamentalmente diferentes, os Devils com um ataque muito dominante e mais vasto a nível de jogadores que podem ter impacto, os Crusaders com um equilíbrio maior entre o seu ataque e a sua defesa que têm jogado de forma muito complementar.
Devils dominam Bulldogs
Naquela que foi a décima primeira semana de jogos os Lisboa Devils recebiam em casa os rivais da capital, os Lisboa Bulldogs, e a expectativa era de um jogo dominado pela equipa de vermelho e preto e foi exactamente isso que aconteceu.
No entanto os Bulldogs até conseguiram dar uma boa réplica inicial, num excelente trabalho de execução ofensivo inicial, o quarterback Nuno Represas conseguiria usar as pernas para iludir a defesa dos Devils e manter o jogo próximo dessa forma.
No entanto, a realidade é que a execução ofensiva dos Bulldogs começou bem, mas acabou por perder gás. O mesmo não pode ser dito da equipa liderada pelo treinador e quarterback Bernardo Solipa, que fez praticamente aquilo que quis da defesa dos Bulldogs ao longo de quatro quartos. Desde as corridas incansáveis e persistentes de Jesuíno Furtado, até às recepções de Guilherme Solipa e o norte-americano Jordan Vieira que mantiveram o ataque dos Devils num autêntico rolo compressor.
Destaque ainda no final do jogo para dois touchdowns defensivos do Devils, ambas duas "pick six" pelos jogadores Filipe Franco, jogador que fez o seu primeiro jogo pelos Devils na temporada e mostrou logo o seu valor, e pelo experiente Eddie Gourgel. O resultado final seria de 55-15 numa vitória esclarecedora e dominante.
Renegades "assustam" mas Crusaders vencem
Os Crusaders viajaram até ao norte de Portugal para defrontarem os Renegades num jogo que era de extrema importância para a equipa da casa. Para continuarem a "controlar o seu destino", e o caminho para os playoffs, os Renegades precisavam de vencer, fizeram por isso, mas os Crusaders simplesmente foram melhores.
A entrada dos Crusaders foi forte, muito forte, e deu-lhes um avanço considerável na primeira parte do jogo onde o grande destaque vai para a ligação entre Matias Manuel e Duarte Cruz que marcaram o segundo touchdown do jogo, na altura, um touchdown de belíssimo efeito. Os Crusaders chegaram a estar na frente do jogo por vinte pontos sem resposta até que os Renegades conseguiram marcar e relançar o jogo.
A entrar na segunda parte, o grande susto dos Renegades, que conseguiram marcar dez pontos sem resposta deixando o resultado por uma diferença de apenas uma posse de bola e deu uma grande oportunidade aos Renegades que conseguiram voltar a ganhar controlo do seu destino.
No entanto existem equipas que quando são colocadas sobre pressão, revelam da fibra da qual são feitas, foi isso que os Crusaders fizeram com dois touchdowns já no último quarto, com grande destaque novamente para Matias Manuel que tem feito uma temporada de alto nível, bem como do runningback Paulo Alves, que voltou a somar touchdowns neste jogo.
O resultado final acabou por ser de 33-16 e os Crusaders conseguiram vencer numa deslocação que historicamente lhes é complicada.
As contas que faltam fazer
Com a fase regular da competição a caminhar para o final, faltam apenas disputar quatro jogos, todos eles podem ter grande impacto nas contas finais, de um forma ou de outra.
No dia 29 de Março às 14h no Campo da Caseta, em Braga, os Braga Warriors e Lisboa Navigators disputam o 3º lugar da fase regular, quem vencer garante de forma empírica esse lugar e que vai defrontar o 2º classificado da fase regular.
No dia 5 de Abril às 16h no Campo do Pêro Pinheiro, em Sintra, os Cascais Crusaders e Lisboa Devils finalmente colidem no jogo mais antecipado da fase regular, o vencedor garante o 1º lugar da fase regular, o perdedor garante o 2º lugar e que vai receber em casa o vencedor do jogo entre Warriors e Navigators do dia 29 de Março.
No dia 6 de Abril às 14h no Complexo Desportivo Municipal São João de Deus, os Lisboa Bulldogs e Maia Mutts jogam o seu último jogo da fase regular. Ambas as equipas disputam não ficar em último lugar, e quem vencer o jogo consegue a "honra" de fugir desse lugar tão pouco desejado.
No dia 13 de Abril às 15h no Sport Clube Palmense, nas Laranjeiras, os Salgueiros Renegades defrontam os Lisboa Navigators sendo que a importância do jogo só poderá ser medida pelo resultado do jogo de 29 de Março, uma vitória dos Navigators no dia 29 de Março torna este jogo sem relevância competitiva, uma vitória dos Warriors dá uma oportunidade aos Renegades de entrarem nos playoffs com uma vitória neste último jogo da fase regular.
Autor: André Amorim