No regresso da Liga BPI e no último jogo do campeonato realizado no Seixal, o Benfica recebeu e venceu o Clube de Albergaria por 5-0 em dia de consagração do pentacampeonato em casa.

À partida para este encontro diante do histórico já despromovido, Filipa Patão aproveitou para uma completa rotação no onze inicial, deixando fora das opções - para além das jogadoras lesionadas - Lena Pauels e Nycole Raysla.

Depois de uma entrada dominante das águias, a primeira grande ameaça surgiu ainda dentro dos primeiros dez minutos, com Rakel Engesvik a ver anulado aquele que seria o seu primeiro golo com a camisola encarnada, após ser assinalada posição irregular.

No entanto, o marcador viria mesmo a ser inaugurado aos 26 minutos por Jody Brown, poucos minutos depois de o Clube de Albergaria ver expulsa Amber Lockwood. Num momento mais confuso do encontro, a guarda-redes viu cartão vermelho direto, depois de ter driblado a bola com a mão fora de área, ao achar que seria assinalada posição ilegal à avançada jamaicana - não tendo deixado a jogada terminar.

Até ao intervalo, Beatriz Cameirão e Joana Silva inseriram o nome na lista de marcadoras, num jogo em que o ritmo se mostrou mais baixo do que o habitual, mas com a chuva a ser verdadeira protagonista.

O nível de jogo permaneceu relativamente lento durante a totalidade da segunda parte, onde a emoção apenas se voltou a fazer sentir após novo golo encarnado. Na sequência da entrada de Andreia Norton - que tentou garantir mais velocidade ao jogo -, Cristina Martín-Prieto serviu Lara Martins e a jovem benfiquista regressou aos tentos certeiros.

Até final, pouco mais se alterou no encontro. Filipa Patão promoveu duas alterações: Thaís Lima e Clarinha foram a jogo, o que as torna campeãs nacionais. Fica igualmente a nota de que Marit Lund e Laís Araújo não marcarão presença no último duelo em Braga por acumulação de amarelos.

Para fechar as contas, Jody Brown selou o bis na partida e, após mão na bola de Andreia Freitas dentro de área confirmada pela árbitra, a própria não assinalou castigo máximo devido a Cristina Martín-Prieto ter influência numa defesa anterior da guarda-redes, quando se encontrava em posição irregular.

Assim, o Benfica segue na luta pelo melhor ataque da Liga BPI com 64 golos marcados, mais três do que o Sporting.