Francisco Neto realizou a antevisão do encontro entre Portugal e Espanha da Liga das Nações Feminina. Jogo complicado para as Navegadoras.

Francisco Neto fez a antevisão do Portugal x Espanha, encontro da terceira jornada da Liga das Nações Feminina. Portugal defronta as campeãs do mundo em Paços de Ferreira.

«Tem de ser um Portugal super organizado, coletivo e a saber que vai passar momentos sem bola, ter capacidade e organização para impedir o poderio ofensivo da Espanha sem esquecer a nossa capacidade para ter bola sob pressão contra estas equipas. Quanto mais o fizermos, mais dentro do jogo estaremos. Temos de estar equilibrados e ter capacidade para tirar a bola da Espanha. Sabemos que é difícil, são equipas altamente dominadoras, mas acreditamos nas nossas jogadoras».

«O espírito de entreajuda é essencial. Dentro de campo sentimos os nossos adeptos. Crescemos imenso com eles e esperamos uma casa cheia, que o tempo ajude. É um privilégio representar o nosso país frente às campeãs do mundo. O acreditar nas nossas ideias e nelas tem-nos permitido ser mais competitivos. Jogámos contra as melhores do mundo e só com entreajuda conseguimos. Em 90 minutos, a nossa vontade e o querer compensa os erros que podemos ter, todas as equipas os cometem. O segredo é conseguir ser capaz de ter bola nalguns momentos, criar problemas nesses momentos. Acreditamos que as nossas pessoas são capazes de as fazer».

«Temos mais lesões. Infelizmente não estão disponíveis, mas não nos focamos muito nisso. Queríamos contar com todas na escolha, o nosso foco é potenciar quem está disponível. Todas aportam coisas diferentes à nossa ideia de jogo, mas a base é o coletivo. Jogar com a Dolores é diferente da Tatiana, a Jacinto é diferente da Andreia Faria. As ausências não podemos controlar, mas o foco é potenciar. Nunca servirá de desculpa e acreditamos muito nas que aqui estão. O nosso trabalho é potenciar as jogadoras. Não podemos que quem cá esteja faça de outra jogadora».

«Fomos informados da candidatura ao Mundial Feminino 2025. É algo maior que nós, não sabemos mais que isso nem o que se passou. No final, fomos informados da intenção».

«Motivam-me as jogadoras, a sua qualidade e representar o país. Estou muito feliz a fazer o que faço. Foram 10 anos incríveis a ver Portugal em crescer, com quatro participações em grandes competições, além da formação. Os próximos 10 anos serão ainda mais incríveis».

«Com três dias de treino é difícil mudar, não faz sentido mudar algo em poucos dias. No Europeu teremos mais tempo de trabalho e podemos mudar algumas dinâmicas. Não vamos fazer alterações de fundo por ser a Espanha. O que fizemos com Espanha, foi o mesmo que fizemos com Inglaterra. O grande foco da equipa foi trabalhar a nossa ideia de jogo».

O Portugal x Espanha joga-se no Estádio Capital do Móvel esta sexta-feira, 4 de abril, a partir das 19h45. Recorda AQUI as convocadas de Francisco Neto.