A portuguesa Fu Yu foi hoje eliminada na primeira ronda do Mundial de ténis de mesa, em Doha, deixando Jieni Shao como única representante nacional em prova no quadro de singulares femininos.

A alemã Yuan Wan, 62.ª do ranking mundial, 19 anos mais nova do que a veterana portuguesa, 74.ª do mundo, foi a carrasca da mesatenista de 46 anos e apesar de ter perdido o primeiro parcial por 11-6 respondeu com 11-5.

No terceiro parcial, a germânica venceu por 15-13. A bola do 10-10, no quarto parcial, ficou para Wan (11-9), que fechou pouco depois com 11-3.

Em Doha, a única sobrevivente portuguesa Jieni Shao, 59.ª do ranking, vai agora medir forças, amanhã, com a número oito do mundo, a japonesa Satsuki Odo.

Marcos Freitas, 98.º, vai defrontar o egípcio Omar Assar, 23.º pré-designado, na ronda de 64, e João Geraldo, 125.º do ranking mundial, o chinês Jingkun Liang, quinto jogador mundial.

Se ambos os portugueses conseguirem vencer, vão defrontar-se na terceira ronda, o que garantirá pelo menos um luso nos oitavos de final.