
O ator francês Gérard Depardieu foi esta terça-feira condenado a 18 meses de prisão, com pena suspensa, pelo tribunal correcional de Paris, por agressão sexual.
A lenda do cinema francês, de 76 anos, foi considerada culpada de agressões sexuais a duas mulheres durante a rodagem do filme Les Volets Verts, de Jean Becker, em 2021: uma cenógrafa de 54 anos, Amélie K., e uma assistente de realização de 34 anos, Sarah (nome fictício).
Segundo a primeira vítima, o ator agarrou-a «com brutalidade», apalpando a sua cintura, ventre e seios, enquanto a segunda relatou que o mesmo lhe colocou a «mão nas nádegas».
Na sentença, o juiz declarou que «o tribunal levou em consideração a idade do réu, a saúde debilitada e o posicionamento sobre os factos, que ele contesta, não parecendo ter compreendido o conceito de consentimento».
O juiz decidiu privar Depardieu dos seus direitos cívicos durante dois anos e inscrever o seu nome nos ficheiros dos delinquentes sexuais, ordenando ainda o pagamento de uma indemnização de mil euros a Amélia e Sarah por «vitimização secundária» (referente ao sofrimento adicional das mulheres com o julgamento).
O advogado de Depardieu, Jérémie Assous, anunciou que vai recorrer da decisão.