A Hyundai Motorsport foi multada em €25,000 devido a uma discrepância na documentação de homologação descoberta após a conclusão da final do Campeonato do Mundo de Ralis de 2024 (WRC), Rali do Japão. O problema centrou-se na caixa do diferencial traseiro dos carros i20 N Rally1 conduzidos pelo campeão do mundo Thierry Neuville e pelo seu colega de equipa Andreas Mikkelsen.


O Problema: Inconsistências na Homologação

As verificações pós-rali revelaram que as caixas do diferencial traseiro dos carros de Neuville e Mikkelsen não estavam alinhadas com as especificações listadas no seu Formulário de Homologação Ra1-22/02. Investigações subsequentes pela FIA em Valleiry, França, examinaram todos os diferenciais traseiros utilizados pela equipa Hyundai ao longo da temporada. As principais conclusões incluíram:

  1. Homologação Original Correta (2022): Os dados CAD e as peças físicas depositadas durante a homologação original estavam em conformidade.
  2. Erro na Atualização de 2024 (Joker 1C): A peça física depositada em 2024 para a homologação atualizada (40/09ERJ) não correspondia às fotos submetidas, que eram de um protótipo produzido em 2021.


Resultado da Audiência e Explicação da Hyundai

Durante uma audiência realizada a 10 de dezembro, o responsável pelo programa WRC da Hyundai, Christian Loriaux, admitiu a falha, explicando que fotos desatualizadas de uma peça protótipo foram erroneamente incluídas nos documentos de homologação de 2024. O presidente da Hyundai Motorsport, Cyril Abiteboul, reconheceu o erro e pediu desculpas, enfatizando a intenção da equipa de melhorar os seus processos internos para evitar erros semelhantes no futuro.

Abiteboul também destacou que as peças instaladas nos carros correspondiam aos dados CAD corretos, sugerindo que não havia intenção de contornar as regulamentações da FIA.


Decisão dos Comissários da FIA

Embora o erro da Hyundai tenha violado o Artigo 10.3.3 do Código Desportivo Internacional da FIA de 2024, que exige conformidade com os documentos de homologação, a FIA reconheceu a boa-fé da equipa e a natureza clerical do erro. Consequentemente, a Hyundai evitou a desqualificação do Rally Japão, mas foi multada em €25,000.

Para garantir a conformidade no futuro:

  • Uma multa adicional de €25,000 está suspensa, condicionada à correção do formulário de homologação da Hyundai antes do Rally de Monte Carlo de 2025 e à evitação de erros semelhantes ao longo da temporada de 2025.


O Caminho da Hyundai para a Frente

Este incidente sublinha a importância de uma atenção rigorosa aos detalhes nos processos de homologação, particularmente num desporto onde a conformidade técnica é crítica. A Hyundai Motorsport agora enfrenta a tarefa de rever os seus procedimentos internos para garantir que a documentação de homologação seja precisa e isenta de erros.

Com a temporada de 2025 à porta, todos os olhos estarão voltados para a Hyundai para ver se a equipa conseguirá manter o seu compromisso com a conformidade enquanto defende os seus títulos de campeã.