
Naquela que é já uma tradição depois de estarem concluídas as fases regular das Ligas Betclic masculina e feminina, a federação de basquetebol e o seu patrocinador elegeram os melhores de cada campeonato, assim como distinguiram figuras da história da modalidade na 4.ª Gala Liga Betclic Awards 2025.
Edição que, desta feita, teve a Alfândega do Porto como palco, mas na qual Rebecca Taylor, extremo do Basquete Barcelos, de 32 anos, voltou a arrebatar tudo o que já havia conquistado em 2023/24: troféu de MVP, Melhor Marcadora e Melhor Ressaltadora, para se tornar numa das estrelas da noite.
Nos homens, o Imortal voltou a ver um dos seus basquetebolistas eleito MVP mas, depois de Jacob Tubbergen, foi agora a vez do extremo Javien Davis, de 25 anos, deixar a sua marca numa época de estreia fora dos Estados Unidos.
Já quanto à distinção de Melhor Marcador e Melhor Ressaltados, eles ficaram nas mãos, respectivamente, de Gregory Parham (Queluz) e Michael Durr (Galomar).
No entanto, se há clube que deu nas vistas no sector masculino foi o FC Porto, que esta época já conquistou a Supertaça e a Taça de Portugal. Os dragões limpara quatro troféus a través de: Tanner Omlid (roubos de bola e melhor defensor), Xeyrius Williams (desarmes) e Fernando Sá como melhor treinador.
Apenas escapou o de assistência que foi para Miguel Monteiro (Esgueira) e Melhor Jovem, este entregue a André Cruz (Sporting), que o recebe pela segunda temporada seguida.
Na Liga feminina, o Esgueira viu ser entregue a distinção de roubos de bola a Gabriela Raimindo, assim como de Melhor Defensora, e a de Melhor Treinadora para André Janicas.
A líder de assistências foi Carolina Anacleto (Sanjoanense), desarmes de lançamento pertenceu a Dayna Rouse (GDESSA) e o troféu de Melhor Jovem ficou entregue a Isabela Quevedo (Benfica).
Já em distinções extra competição, o ex-árbitro internacional Fernando Rocha recebeu o Prémio Carreira, o Prémio Excelência foi atribuído ao treinador Olímpio Bento e o Prémio Homenagem à antiga internacional Teresa Barata.