
A primeira ronda da fase final do Campeonato Nacional (Grupo A) tem já este sábado (15h00) dérbi de emoções fortes, onde o Sporting é favorito, mas sem poder impedir que o Benfica tenha palavra a dizer na luta pelo título. Os leões já golearam esta época as águias na Supertaça (37-21) e na fase regular do Campeonato (38-22), voltando a vencer (41-36) há uma semana na Taça de Portugal, mas os encarnados também cometeram a proeza de terem sido a única equipa lusa a superar (38-34), na Luz, os atuais campeões, na segunda volta da primeira fase da competição nacional principal.
Em declarações ao site do Sporting, o central Natán Suárez quer aproveitar o fator casa:"Temos de controlar e ganhar. O importante é ficar com os pontos em casa, é motivação extra."
Apesar da confiança, o espanhol, de 27 anos, considera que o Benfica é temível:"Está a jogar melhor, tem bons jogadores, mas conhecemo-nos bem. Temos de jogar melhor que na Taça, pois ao adversário faltaram jogadores como Hanusz."
Com menos margem de manobra [o Benfica é 3º], Jota González, treinador das águias, não quer que a derrota do último dérbi se repita:"Temos de melhorar, não perder bolas no ataque. Quando tínhamos oportunidades de reduzir para o mínimo ou empatar, perdíamos a bola. Temos de melhorar também o equilíbrio defensivo, recuperar mais rápido, porque permitimos muitos golos fáceis. Vamos ver qual será a estratégia, que tem de ser trabalhada. Estamos competitivos, a equipa tenta sempre dar o máximo e isso é muito importante.
3
gruposRefira-se que as equipas transitaram para a fase final com metade dos pontos da fase regular, sendo que agora as 12 equipas são divididas em três grupos: O A luta pelo título e tem Sporting, Benfica, FC Porto e Marítimo; o B dá acesso à Europa e tem ABC, Águas Santas. Vitória de Guimarães e Belenenses, finalmente o C vai ditar a despromoção e tem o Póvoa AC, Avanca, Dom Fuas e Sp. Horta.
Confira aqui o calendário da segunda fase do campeonato.