Portugal está no Grupo A do Eurobasket 2025, com Estónia, Letónia, Turquia, Sérvia e Chéquia.

O primeiro jogo da Seleção Nacional está agendado para dia 27 de agosto frente à Chéquia, seguindo-se dois dias depois, a 29, o confronto com a poderosa Sérvia, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos, derrotada nas meias-finais pelos Estados Unidos.

A segunda seleção que Portugal vai defrontar é atualmente a segunda do ranking mundial e tem o melhor jogador do mundo: Nikola Jokic, dos Denver Nuggets, atual MVP da NBA, eleito melhor jogador em 2021, 2022 e 2024 e um dos principais candidatos desta época.

No dia 30 de agosto, a equipa de Mário Gomes mede força com a Turquia, onde joga Alperen Şengün, um dos melhores postes da NBA. No dia 1 de setembro enfrenta a anfitriã, a Letónia.

No último jogo desta primeira fase, a equipa portuguesa joga com a Estónia.

Para conseguir o apuramento para os oitavos de final, que se realizam em Riga, como toda a fase a eliminar, Portugal vai ter de ficar num dos primeiros quatro lugares.

O sorteio realizado em Riga, capital da Letónia, ditou o seguinte: Grupo A - Portugal, Estónia, Letónia, Turquia, Sérvia, Chéquia; Grupo B - Alemanha, Finlândia, Grã-Bretanha, Lituânia, Suécia e Montenegro; Grupo C - Chipre, Itália, Geórgia, Espanha, Grécia e Bósnia-Herzegovina; Grupo D - Islândia, França, Eslovénia, Polónia, Bélgica e Israel.

Portugal estreou-se no Eurobasket em Paris 1951, a convite, com o 15.º lugar. Regressou em Espanha 2007 onde alcançou o 9.º posto e a última vez que marcou presença foi há 14 anos, Lituânia 2011 tendo fico nos últimos lugares (21.º/24.º).