![O impacto que DeAaron Fox pode ter nos Spurs | NBA](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
![](/assets/img/blank.png)
Os San Antonio Spurs adquiriram DeAaron Fox aos Sacramento Kings, num negócio que também incluiu os Chicago Bulls. A aquisição do base de 27 anos pode catapultar os texanos a outro patamar.
Numa semana em que as trocas abanaram por completo a NBA, uma das mais mediáticas foi a de DeAaron Fox para os San Antonio Spurs. O base, que constava nas fileiras dos Sacramento Kings há mais de sete temporadas, teria sido convidado a sair pela direção da equipa e era sabido que o seu destino preferencial passava pela equipa de Victor Wembanyama.
Sacramento Kings e Spurs chegaram ao acordo, com a ajuda dos Bulls, que “deram” Zach Lavine para facilitar o negócio. Os Kings, para lá do jogador oriundo de Chicago, receberam ainda três escolhas de draft por parte dos Spurs.
O impacto de DeAaron Fox em San Antonio
A troca significa um “acelerar de processo” dos Spurs, que conseguiram adquirir um base de calibre All Star, sem abdicar de peças importantes do núcleo jovem da equipa. Devin Vassell e Stephon Castle foram alguns dos nomes falados no negócio, mas a direção texana recusou incluir os jogadores na troca.
Fox entra para ser o “par perfeito” de Victor Wemabanyama. O gigante gaulês, que já tinha ao seu serviço um base de elite como Chris Paul, tem agora Fox que pode explorar melhorar os bloqueios do francês, dada a sua rapidez e eficácia junto ao cesto. Na partida de estreia, na madrugada passada, já se pôde verificar esta ligação entre os dois jogadores, inclusive no lance que viria a decidir o jogo. Fox e “Wemby” combinaram para um pick and roll perfeito, que deixou o jogador francês de “caras” para o cesto, conseguindo ganhar dois lances livres que viriam a ser decisivos.
Numa equipa jovem e em crescimento, a produtividade ofensiva é escassa em algumas partidas, uma tendência que Fox vem contrariar. Um marcador puro, Fox foi também eleito Clutch Player of The Year há duas épocas, uma característica que ajudará certamente os Spurs, dada a quantidade de jogos que perdem nos últimos minutos.
Um dos jogadores que pode beneficiar mais com a chegada de DeAaron Fox é Devin Vassell. O número 24 dos Spurs tem tido uma temporada de altos e baixos, não conseguindo estabelecer um ritmo consistente no seu jogo, talvez sobrecarregado pelo peso de ter de ser um dos principais marcadores da equipa. A aquisição de Fox trará mais espaço a Vassell, que é também “empurrado” para a posição de small forward, podendo replicar melhor o seu estilo de jogo, que consiste em lançamentos de três pontos e uma excelente capacidade defensiva.
A presença de um base moderno é uma mais-valia para o ‘rookie’, Stephon Castle. O jogador de apenas 20 anos lidera a corrida a novato do ano, tendo demonstrado já a sua excelente capacidade defensiva e um QI ofensivo já bastante avançado para a sua idade e o seu tempo na liga. À mentoria de Chris Paul, junta-se agora a de Fox, que pode providenciar outros aspetos ao jogo do jovem jogador, com potencial para All Star.
A maior dúvida permanece relativamente à titularidade em conjunto com Chris Paul, que deixa a equipa a desejar um pouco a nível defensivo. Com o experiente base de 39 anos a terminar contrato este verão, é provável que Fox vá começando já esta temporada a surgir na posição inicial de point guard, sendo que Stephon Castle seria o shooting guard perfeito para elencar com o jogador.
Na sua estreia pelos San Antonio Spurs, DeAaron Fox apontou 24 pontos e 13 assistências. Foi o primeiro jogador na história da franquia a ter uma estreia com mais de 20 pontos e 10 assistências, dando já um sinal daquilo que pode ser o futuro em San Antonio.
Os texanos estão com 22 vitórias e 26 derrotas, na 12ª posição de uma conferência Oeste recheada de qualidade. As aspirações da equipa em voltar aos playoffs são claras e Fox permite essa possibilidade já nesta temporada, mediante o que acontecer nos 34 jogos que restam. Mesmo sem grande sucesso no imediato, os Spurs mantiveram duas escolhas de primeira ronda no draft deste ano, podendo adicionar mais talento jovem a uma equipa pode emergir como candidata ao título em 2025/26.