No ano passado, Álex Márquez fez a sua melhor época no MotoGP, terminando em oitavo. No entanto, tinha expectativas de fazer um pouco mais, tendo conseguido apenas um pódio. A vitória continua a escapar, apesar de ter uma das melhores motos do pelotão na Ducati Desmosedici GP23.
O espsanhol da Gresini disse numa entrevista transmitida pelo canal de YouTube de Nico Abad que o facto de os resultados não terem correspondido às expectativas até foi uma forma de aprendizagem:
–Penso que 2024 foi o ano em que aprendi mais no MotoGP, porque no fim de contas quando tens expectativas altas e de alguma forma não saem como tu esperas, aprendes muito mais. Quando tudo está bem, com bons resultados e boas sensações, como que o tempo passa mais rápido e não paras para pensar no que tens de melhorar ou no que tens de fazer.
Márquez considera que é nos momentos mais adversos que se pode aprender mais e ter mais capacidade de análise do que está menos bem: ‘É quando as coisas correm mal que analisas as coisas muito mais ao detalhe, e estás muito mais em cima das coisas, que aprendes mais. Aprendi eu, aprendeu a equipa, em muitos aspetos. O ter uma moto com que sofremos, ter o Marc [Márquez] na garagem – ou o que envolve ter um oito vezes campeão do mundo na garagem, que pressão envolve. E penso que todos demos um passo muito importante. Penso que 2024 pode ser útil para 2025 para todos’.