Pierre Gasly está preparado para uma terceira temporada crítica com a Alpine, mas 2025 será um desafio completamente diferente—um novo companheiro de equipa, uma estrutura de liderança renovada e uma equipa que procura provar que ainda pertence ao meio da tabela superior da Fórmula 1.

Após uma campanha de montanha-russa em 2024, Gasly acredita que a Alpine pode lutar por um lugar entre os cinco primeiros no Campeonato de Construtores, um objetivo ambicioso dado o começo difícil da equipa na temporada passada e as turbulências nos bastidores.

💬 Gasly sobre as expectativas da Alpine para 2025:
“Vou apontar para um top cinco nos construtores, porque é isso que eu quero, e acho que é definitivamente alcançável. Obviamente, no fundo de mim, gostaria de mais do que isso, mas tenho que ser objetivo e saber que vai ser um campo competitivo.”

De Crise a Retorno? Como a Alpine Está a Reconstruir-se para o Futuro

A classificação em sexto lugar da Alpine em 2024 foi uma grande reviravolta após um começo desastroso na temporada. Um carro pesado e subpotenciado deixou-os fora do ritmo, mas uma prestação deslumbrante no Brasil—onde Gasly terminou em terceiro atrás de Max Verstappen e Esteban Ocon—provou que ainda podiam entregar grandes resultados nas condições certas.

🔹 Principais mudanças para 2025:
Jack Doohan substitui Esteban Ocon, trazendo uma nova energia ao lado de Gasly.
Flavio Briatore assume o comando como Conselheiro Executivo, agitando a gestão da equipa.
Bruno Famin sai como Team Principal, substituído por Oliver Oakes.
A Alpine vai abandonar os motores Renault e tornar-se um cliente da Mercedes a partir de 2026.

Com Briatore a liderar a charge, a Alpine não está apenas a apontar para pequenos ganhos—estão a planear um ressurgimento a longo prazo. O italiano definiu 2027 como o objetivo para um desafio ao título, o que significa que as próximas duas temporadas serão cruciais para estabelecer a fundação.

Conseguirá a Alpine entrar no Top Five em 2025? Gasly acha que sim—mas não será fácil

O objetivo de top cinco de Gasly é um lugar acima do que a Alpine terminou na temporada passada, mas o meio do pelotão está competitivo:

🔹 Red Bull, Ferrari, Mercedes e McLaren são todos prováveis candidatos ao título.
🔹 Aston Martin continua a ser uma força importante.
🔹 Racing Bulls e Haas estão a procurar fazer progressos.

Para entrar no top five, a Alpine precisará de superar consistentemente a Aston Martin e capitalizar sobre quaisquer deslizes dos grandes quatro—uma tarefa assustadora, mas não impossível.

Jack Doohan vs. Franco Colapinto: O Wildcard da Alpine para 2025

Uma das maiores incógnitas para a Alpine esta temporada é Jack Doohan. O novato australiano irá fazer a sua estreia a tempo inteiro, substituindo Ocon—mas não terá muito tempo para se provar.

💬 O plano de backup da Alpine? Franco Colapinto.

O piloto argentino altamente classificado foi contratado como reserva, o que significa que se Doohan não conseguir entregar, a Alpine já tem um Plano B preparado.

A Decisão: A Ambição da Alpine é Realista?

O objetivo de Gasly de estar entre os cinco primeiros é audacioso, mas a Alpine é uma equipa em transição. Com mudanças na gestão, uma nova formação de pilotos e uma mudança de motor prevista para 2026, 2025 será sobre estabilidade e progresso em vez de milagres absolutos.

Mas se Gasly e Doohan conseguirem resultados consistentes, e se a liderança de Briatore injetar nova vida na equipa, a Alpine poderá emergir como a maior ameaça do meio do pelotão em 2025.

💬 A visão de Briatore para o futuro:
“Estamos a construir uma equipa para lutar por campeonatos até 2027.”

Por agora, a Alpine não está bem lá—mas Gasly está pronto para liderar a carga.