
Com o apuramento de Sporting e Benfica para a final da Taça de Portugal, e o consequente libertar da vaga de apuramento direto reservada ao vencedor da competição para o 5.º classificado da Liga, o FC Porto viu confirmada a participação na UEFA Europa League, faltando agora esclarecer se o acesso à prova europeia será feito diretamente ou através de pré-eliminatórias.
Com uma vantagem de 14 pontos para o Vitória de Guimarães, que, se terminar no 5.º posto, vai à 2.ª pré-eliminatória da UEFA Conference League, os dragões têm garantida, no mínimo, a quarta posição, quando faltam quatro jornadas para o final do campeonato.
Terminando no 3.º lugar, a equipa de Martín Anselmi entra diretamente na fase de grupos da UEFA Europa League, iniciando a participação a 24/25 de setembro, com mais margem temporal para descansar. Contudo, neste momento, o FC Porto depende de um deslize do SC Braga para chegar ao último lugar do pódio.
O 4.º lugar, que daria acesso à 2.ª pré-eliminatória da UEFA Europa League, ainda pode proporcionar entrada direta aos dragões se Chelsea, Betis ou Fiorentina vencerem a UEFA Conference League e se estas três equipas terminarem os respetivos campeonatos entre os seis primeiros lugares.
Caso seja o SC Braga a terminar a Liga no 4.º lugar, e se verifiquem também todos os cenários acima descritos em relação a Chelsea, Betis ou Fiorentina, os minhotos terão de esperar que Club Brugge, Feyenoord, Dínamo Zagreb e Shakhtar Donetsk, todos à sua frente no ranking da UEFA, não se apurem para as eliminatórias de acesso à competição para ficarem eles com essa vaga.