Sébastien Ogier reconheceu que o seu sonho de garantir um nono título de campeão do mundo de Rally, igualando o recorde, chegou ao fim após um desastroso Rally Chile. Uma aposentação dispendiosa no sábado deixou Ogier com praticamente nenhuma chance de alcançar o atual líder de pontos, Thierry Neuville.
A corrida de Ogier foi marcada por vários contratempos, começando com uma saída de pista na terceira etapa que resultou em um atraso de 1m45s após colidir com um banco e ter de parar para trocar uma roda que tinha perdido o pneu. Este incidente fez com que o francês descesse para o 15º lugar. Apesar de uma recuperação forte para a nona posição, incluindo duas vitórias de etapa na sexta-feira, as esperanças de Ogier foram destruídas quando ele atingiu uma rocha na manhã de sábado, quebrando a suspensão do seu Toyota GR Yaris Rally1 e forçando-o a desistir.
Se Neuville mantiver a sua posição atual de quarto lugar no final de sábado, a sua vantagem sobre Ogier aumentaria para 48 pontos, deixando apenas 60 pontos disponíveis nas duas últimas corridas da temporada. Reconhecendo a tarefa quase impossível que tem pela frente, Ogier admitiu que as suas chances de um nono título se esvaneceram.
“Parece que sim, de certeza,” disse Ogier sobre as suas esperanças de campeonato a desvanecerem-se. “Não era realmente um objetivo até há duas corridas. Mas assim que a oportunidade surgiu, tentei lutar por isso.”
Ogier refletiu sobre as implicações do campeonato, admitindo: “Muitas pessoas disseram que não teria sido justo para o campeonato se eu tivesse ganho sem competir toda a temporada. Mas no final do dia, sou um competidor, e fiz tudo o que pude.”
O piloto veterano também citou falhas mecânicas recentes e erros que têm sido demasiado dispendiosos. “Na Grécia, o problema do turbo do lado da equipa e aqui os meus erros foram simplesmente excessivos,” acrescentou Ogier.
Ogier é esperado de volta à competição no domingo, com o objetivo de arrecadar pontos valiosos de classificação e powerstage para a Toyota no campeonato de construtores. Apesar das suas reduzidas esperanças, os colegas de equipa Elfyn Evans e Kalle Rovanperä, que estão em primeiro e segundo lugar na metade do rali, estão a manter as ténues aspirações da Toyota ao título vivas.
“Infelizmente, não estamos numa grande posição no campeonato de construtores, mas os meus colegas de equipa estão a fazer bem este fim de semana,” observou Ogier. “Espero realmente que eles consigam continuar, e eu farei o meu melhor para trazer mais pontos para a equipa.”
O espírito de Ogier permanece inabalável enquanto procura contribuir para a luta contínua da Toyota, mas a porta para a sua busca por um histórico nono título parece ter-se fechado.