
Silverstone foi o palco da primeira corrida de Fórmula 1. O mítico circuito britânico recebeu, há 75 anos, o primeiro Grande Prémio, com o italiano Giuseppe Nino Farina (Alfa Romeo) a ganhar a corrida. No total, 34 pilotos foram coroados campeões, com Michael Schumacher e Lewis Hamilton a conquistarem sete cada um.
Durante a maior parte da História, parecia impossível bater o recorde de cinco de Juan Manuel Fangio, apesar de Alain Prost ter ficado perto, tal como Sebastian Vettel e Max Verstappen ainda poder alcançar o feito do argentino e, quem sabe, de Schumacher e Hamilton. Da lista de campeões, apenas o neerlandês da Red Bull, o inglês da Ferrari e Fernando Alonso da Aston Martin estão em atividade. O espanhol é, aliás, o piloto com mais corridas iniciadas: 407.
Nos muitos recordes existentes na F1, Lewis Hamilton detém o de maior número de vitórias (105), numa altura em que o calendário tem mais Grandes Prémios que noutras eras. A melhor percentagem de inícios vs vitórias é de Fangio, com Alberto Ascari e Jim Clarke a seguirem o argentino.
Também há casos de pilotos que foram vencedores de vários Grandes Prémios, mas nunca foram campeões: o caso mais conhecido é de Stirling Moss. Assim, seja pelo número de títulos, estatística ou simplesmente a arte de correr, qual foi o melhor piloto da História da F1? A BOLA colocou os campeões mundiais com pelo menos três títulos, mas se a sua opinião é diferente, pode votar OUTRO e deixar a sua opção nos comentários.