![Banque Populaire e Caisse d’Epargne vão unir plataformas tecnológicas](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
Como parte do seu projeto estratégico VISION 2030, o Groupe BPCE anuncia o lançamento de um projeto para criar uma plataforma tecnológica comum para os bancos Banque Populaire e Caisse d’Epargne.
Dentro de quatro anos, um sistema de TI comum será usado no lugar dos dois sistemas existentes, anuncia o grupo francês em comunicado. O projeto visa dar resposta aos novos desafios tecnológicos e capitalizar as economias de escala.
Segundo o banco, a plataforma permitirá acelerar o investimento, otimizar o serviço oferecido a 35 milhões de clientes e aprimorar o trabalho diário dos funcionários.
O projeto respeitará, no entanto, a identidade de ambas as redes bancárias, Banque Populaire e Caisse d’Epargne, informa o grupo.
O projeto contou com o apoio dos gerentes seniores do Groupe BPCE, para criar uma plataforma tecnológica comum. Segundo o grupo, a plataforma comum permitirá que os bancos regionais respondam mais de perto às expectativas dos clientes, oferecendo serviços mais personalizados.
A iniciativa pretende dar resposta a novos desafios, como a modernização dos pagamentos, a digitalização, o desenvolvimento da inteligência artificial e a segurança cibernética.
A solução técnica mantida para a plataforma será baseada numa camada aprimorada do sistema de TI atualmente usado pelo Caisse d’Epargne.
“O lançamento de uma plataforma tecnológica comum para os bancos Banque Populaire e Caisse d’Epargne é um projeto estrutural perfeitamente consistente com o nosso plano estratégico VISION 2030 e o nosso objetivo de acelerar o desenvolvimento dos nossos negócios de banca comercial em França. Ao unificar os nossos sistemas de TI, aumentaremos a nossa solidez e flexibilidade, ao mesmo tempo em que aprimoramos a nossa capacidade de satisfazer as expectativas dos nossos clientes”, refere Nicolas Namias, CEO da BPCE.
Para além disso, ao reduzir o custo dos desenvolvimentos tecnológicos e encurtar o tempo de lançamento no mercado de novos produtos e serviços, “a plataforma representará um grande passo à frente, ilustrando a nossa capacidade de desenvolver soluções conjuntas ao mesmo tempo que alavancamos a singularidade das nossas duas redes”, acrescenta o CEO.
O projeto está projetado para ser implementado ao longo de quatro anos e será gerido por Ludovic Favarette, anterior vice-presidente executivo do Banque Populaire Aquitaine Centre Atlantique e responsável pela área de Recursos e Transformação. Vai reportar a Laurent Benatar, diretor executivo de Tecnologia e Operações.