
O Banco de Portugal (BdP) assinou, nesta sexta-feira, um contrato-promessa com a seguradora Fidelidade no valor de 192 milhões de euros, para aquisição de um imóvel em Entrecampos, na antiga Feira Popular de Lisboa, tal como havia anunciado em janeiro. Segundo o banco central, a concretização final da transação está prevista para o final de 2027.
O regulador bancário pretende, com esta operação, concentrar os seus serviços num só espaço, na vez de estar disperso pelos quatro locais atuais. Segundo os dados revelados pelo BdP, o imóvel em questão tem uma área bruta de 32 mil metros quadrados. O valor do investimento corresponde ao “limite inferior das avaliações independentes realizadas e, assim, protegendo da melhor forma o interesse público”, explica.
Segundo o BdP, “a concretização desta aquisição vai ao encontro das necessidades do Banco de Portugal nos planos funcional e institucional e representa o culminar de um processo com mais de quatro décadas de procura de uma localização única na cidade de Lisboa”. Mais ainda, “a concentração de serviços permitirá reduzir os custos operacionais anuais em mais de cinco milhões de euros. A posterior alienação de património imobiliário do Banco de Portugal financiará uma parte substantiva do investimento”, adianta.