No que diz respeito ao volume, as exportações atingiram os 347,5 milhões de litros, o que se traduz num aumento de 8,7% face a 2023.

Não considerando o vinho do Porto, as exportações atingiram 661,6 milhões de euros, um aumento de 6,6% face a 2023, e em termos de volume atingiram os 292,5 milhões de litros, um aumento de cerca de 11%.

Em termos de mercados, França manteve-se como o principal destino dos vinhos portugueses, registando 103,4 milhões de euros em importações, já os Estados Unidos reforçaram a sua posição como segundo maior mercado, com um crescimento de 2%, atingindo 102,1 milhões de euros.

Outro dos mercados com maior destaque foi o Brasil, que registou um crescimento de 7,5%, alcançando os 85,8 milhões de euros em importações, tendo ultrapassado o Reino Unido.

"A evolução positiva das exportações em 2024, especialmente nos mercados estratégicos como Brasil, Canadá e EUA, demonstra a resiliência e competitividade dos vinhos portugueses [...] o crescimento ainda mais expressivo das exportações sem vinho do Porto, demonstra que a estratégia de diferenciação dos vinhos portugueses continua a dar frutos", afirmou o presidente da ViniPortugal, Frederico Falcão, em comunicado.

A ViniPortugal é a associação interprofissional do vinho e tem como missão promover a imagem de Portugal enquanto produtor de vinhos por excelência, valorizando a marca "Vinhos de Portugal/Wines of Portugal".

AJR // CSJ

Lusa/fim