O gestor da Lone Star Volkert Reig Schmidt, presidente da GNB Real Estate, a gestora de ativos do Novo Banco, vendeu à sua mulher a Herdade da Ferraria, junto à praia do Meco, por 1,5 milhões de euros.

A herdade com mais de 260 hectares e acesso à praia, foi vendida como rústica e devoluta e sem que fosse dito que teria uma capacidade de construção para 50 mil metros quadrados e 5 mil para habitação própria.

A herdade foi parar às mãos de Ana Flor Argos, casada com o gestor, em 2024, dois anos depois de ter sido vendida a uma outra sociedade. Segundo o “Público”, a Herdade da Ferraria, valeria entre 10 a 15 milhões de euros, devido à sua capacidade de construção, como assegurou um especialista do setor imobiliário.

O “Público” diz ainda que não foi reportado à Comissão de Investimento Imobiliário (CII) a capacidade de construção na herdade, o que lhe confere maior valor. E afirma ainda que o Novo Banco, presidido por Mark Bourke, assegura que todas as partes envolvidas no negócio receberam a informação necessária.

O Público questiona: "O que levou alguém a não reportar a existência do estudo é, para já, uma incógnita", porque essa informação teria dado um encaixe maior ao banco. Mark Bourke afirma: "Todas as partes (incluindo todos os potenciais compradores), e decisores relevantes, receberam todas as informações necessárias para tomar decisões informadas".

O BES caiu em agosto de 2014, a Lone Star entrou para o banco em 2017, com uma injeção de capital de 1000 milhões de euros, e é atualmente dona de 75% do Novo Banco. Livrou-se das amarras com o Fundo de Resolução em 2024 e está a estudar a venda de parte de capital em Bolsa, que poderá acontecer ainda este ano.