O seminário regional da Associação Internacional dos Supervisores de Seguros (IAIS) África Subsaariana, pretende fortalecer os mercados de seguros no continente, disse esta Segunda-feira, 28, em Luanda, a presidente do conselho de administração da Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG), Filomena Manjata.

Segundo a presidente do conselho de administração, que discursava na abertura do seminário, a IAIS-África subsariana está aberta e disposta a trabalhar em conjunto com todos os países da região.

“A nossa sinergia enquanto África Subsaariana é fundamental para enfrentarmos os desafios comuns e encontrarmos soluções sustentáveis para os nossos mercados de seguros”, disse Filomena Manjata.

No entanto, a responsável da ARSEG ressaltou que o seminário acontece num momento de transformações significativas na legislação do sector segurador em Angola, num processo contínuo de reformas que visam modernizar as normas regulatórias e alinhá-las com as melhores práticas internacionais.

Manjata destacou ainda que estão a trabalhar arduamente para criar um ambiente mais robusto e dinâmico para o sector, e que o seminário representa um passo importante neste processo de evolução e aprimoramento.

“Angola está empenhada em continuar a apoiar este processo de transformação e de capacitação do nosso mercado segurador, e este seminário é um passo importante nesse sentido. Estamos a atravessar um momento de grande mudança na nossa legislação, que visa modernizar e fortalecer o sector, e este evento representa uma oportunidade para ouvir os outros, aprender com as experiências de outros países e fortalecer os laços de cooperação regional”, sublinhou.

O seminário, segundo referiu, é uma plataforma única para troca de conhecimentos, experiências e boas práticas, e é essencial que todos os países africanos, quando possível, se juntem a este esforço colectivo.

Entretanto, informou que somente com a unidade e colaboração entre os países conseguirão construir uma sinergia “poderosa”, capaz de enfrentar as transformações e complexidades do mercado segurador global.