Ricardo Pereira prepara-se para assumir um dos papéis com maior destaque na nova novela da SIC, A Herança, que chega à televisão dos portugueses já na próxima segunda-feira, 27 de janeiro. Neste projeto de ficção, o ator dará vida a 'Vicente Viana', o grande vilão de toda a narrativa.
O personagem é filho de Amélia, uma das empregadas mais antigas da herdade dos Novais. Ao longo de toda a sua vida, 'Vicente' ouviu a mãe culpar Raul e a sua família pela morte do marido, algo que vai pautar algumas das principais caraterísticas e atitudes deste homem.
Ao site Fama Show, Ricardo Pereira confessou que este era o tipo de papel que procurava nesta fase da sua carreira. Quando lhe chegou o convite, o ator analisou e percebeu rapidamente este vilão, que demonstrou ser um personagem "cheio de nuances, de uma composição grande, muito dissimulado e cativante logo desde o início".
"Ele dissimula muito a sua atitude. É arranjadinho, porreiro, simpático, convincente, carinhoso, preocupado e isso ainda o torna mais perigoso, porque por detrás disto tudo tem comportamentos e posturas de alguém que está completamente desequilibrado internamente", começou o ator por dizer.
Conheça os rostos da nova novela da SIC — Veja ainda as primeiras imagens dos bastidores
Porém, segundo o que revelou Ricardo Pereira, 'Vicente' nunca vai perder o equilíbrio, sendo que o telespetador poucas vezes vai vê-lo "completamente louco e a expressar essa loucura". O que, segundo o ator, o torna ainda mais perigoso. "Ele tem lá guardado um lado muito negro dentro dele. Mas ele é muito afável, muito compenetrado e tem um objetivo muito claro. Enquanto não alcançar esse objetivo, também muito pressionado pela mãe, ele não vai desistir", revelou ainda Ricardo Pereira.
Podemos, por isso, esperar um vilão, na nova novela da SIC, que "aparentemente vai mostrar ser uma coisa e na verdade é outra completamente diferente", embora não esteja "carregado de vilania". "Ele vai fazer as coisas e ele está a um ponto de loucura tal que para ele as coisas parecem ser normais", contou o ator.
A preparação de Ricardo Pereira para ser 'Vicente'
Após ter recebido o papel em mãos, que muito o interessou, Ricardo Pereira procurou rodear-se de uma série de referências que o permitissem chegar a este homem "em que no olho dele não se poderia ver a vilania", mas sim um lado "sonso e ingénuo". Para isso, o ator teve atenção a todos os detalhes, desde a fisicalidade que pretendia entregar a 'Vicente', a forma como se veste, como anda, como fala com as pessoas. Isto tendo sempre em conta que deveria ser um homem "assertivo", sabendo o que "dizer em determinada altura" e sendo capaz de o colocar no "lugar onde tem que intervir, na luta que quer comprar".
Trata-se, na verdade, de um personagem que se inclui em quase todos os núcleos da narrativa e contracena com quase todas as personagens d'A Herança. "Ele é uma pessoa que anda a vender uma verdade que é uma irrealidade, tentando convencer quase toda a gente desta boa pessoa que ele é e vai metendo coisas na cabeça de cada um que o levam ao lugar que ele quer e fazem mexer a narrativa. E isso é muito giro".
Saiba o que vem aí! Caras SIC reúnem-se para conhecer as novas apostas do canal
A exigência, os desafios e as referências procuradas por Ricardo Pereira para dar vida a 'Vicente'
Ricardo Pereira não hesitou em 'fazer o trabalho de casa' de forma absolutamente irrepreensível com o objetivo de criar alguma essência neste 'Vicente'. Para isso, inspirou-se, por exemplo na série The Penguin, que paralelamente à A Herança também tem uma "mãe que exerce poder no filho para que chegue a um objetivo".
"Foi uma referência boa, como figura, como determinação, como ele é envolvente e malandro e mentiroso numa determinada circunstância e violento noutras. Estamos a gravar a novela há uns meses, já tivemos algumas cenas, mas eu acho que para a frente ele vai ser bastante mais violento, bastante mais aberto e mais verdadeiro na sua vilania", partilhou o ator.
Dúvidas não existem de que o vilão do novo projeto da estação de Paço de Arcos, em parceria com a SP Televisão, será complexo. Tão complexo que exigiu de Ricardo Pereira a vontade de se rodear de realidades que o levassem para as caraterísticas mais vincadas do seu personagem.
" Rodeei-me de músicas e séries que me levam para este lugar, procurei também desportos. Assiduamente faço desporto, mas desportos mais de contacto, mais de luta, mais intensos para trazer também, não só a energia ao personagem, a postura e a sua forma de andar, mas também a capacidade de reagir de um minuto para o outro em luta. Não que ele tenha que lutar, mas na cabeça isso fica aqui guardado. Então, isso é muito interessante ".
Joana Aguiar desmascarada n‘A Máscara’: “O mais difícil foi mesmo…”
De cantor romântico em 'Amor Amor' a vilão n'A Herança'
É facto que Ricardo Pereira tem recebido vários papéis de vilões na ficção brasileira, assim como no cinema e em séries, como é o caso da sua participação n'O Clube, disponível na OPTO, a plataforma de streaming da SIC. Porém, em Portugal, em televisão e em registo de novela, trata-se de uma estreia.
"Eu acho que vai ser muito interessante isso e para mim também artisticamente e como ator ter oportunidade de fazer personagens diferentes e distintos e tão diversos é maravilhoso, porque eu acho que isso mostra a minha versatilidade e mostra também o caminho que eu estou e quero fazer com a minha carreira de sempre ter desafios diferentes", destacou ao site Fama Show.
Recorde-se que a última novela feita pelo ator em Portugal foi Amor Amor, ao dar vida a um personagem completamente distinto de 'Vicente' e na qual os espetadores puderam acompanhar a história de um cantor romântico, 'Romeo Santiago', o protagonista.
"Acho que aqui também vão viver muito a história deste vilão porque de certa forma ele vai ser tão verdadeiro naquilo que ele diz e acredita que eu gostaria muito que as pessoas por momentos pensassem se ele não tem razão mesmo no que é que ele quer para a sua vida e nos direitos que ele acha que tem. É claro que no fundo este homem não tem direito a nada do que diz, do que fala e do que faz, porque ele é pesado e não é uma pessoa boa. De facto, este homem, este Vicente não é uma pessoa boa", rematou, por fim, Ricardo Pereira.