A Bajaj Auto deverá tornar-se na proprietária maioritária da KTM AG, após a injeção de capital na sequência da insolvência da empresa austríaca – que está atualmente a retomar gradualmente a produção.

Com a forte quebra de vendas na primeira metade do ano, o capital de ações da KTM AG desceu para metade, e a 25 de abril haverá uma assembleia geral extraordinária de acionistas.

Nessa reunião, a direção e o quadro supervisor deverão propor medidas de capitalização num preço de emissão de 7,50 euros por ação. Numa primeira fase, a assembleia-geral anual votará um aumento de capital de 150 milhões de euros.

Depois, a 25 de abril, será aprovado um aumento de capital de 200 milhões de euros, que só será implementado após a conclusão dos procedimentos de reestruturação. Apenas a acionista maioritária Pierer Bajaj AG será autorizada a subscrever.

Entretanto, a tranche final dos empréstimos em espécie da Pierer Bajaj AG foi paga esta semana, propondo-se mais um empréstimo similar de 50 milhões de euros. As possíveis futuras medidas têm como objetivo aumentar o capital de ações da empresa em cerca de 2,4 vezes.

Os fundos para os empréstimos são provenientes da acionista maioritária da Pierer Bajaj AG – a Bajaj Auto. Especula-se que a empresa indiana deverá tornar-se, em breve, a proprietária maioritária da KTM AG, tencionando também transferir pelo menos metade dos 600 milhões de euros necessários para pagar 30 por cento da verba devida a credores até 23 de maio. A nova estrutura de proprietários deverá conhecer-se em junho.

A Citigroup está encarregue de encontrar novos investidores para a KTM AG desde o início do ano. Entre os potenciais interessados estão a CFMOTO, o grupo BRP e o empresário Siegfried Wolf, dono da Steyr Automotive.