
Os frutos secos são muito versáteis, e saudáveis. Podem ser comidos crus, usados em barrinhas energéticas, saladas, bolos, gelados, e muito mais.
Se gosta de nozes e dos agora tão famosos pistachos, graças ao viral chocolate do Dubai, talvez já tenha pensado qual dos dois é mais saudável, num momento de indecisão sobre o seu consumo.
Ambos são ricos em nutrientes, incluindo proteína e fibra, apesar de terem quantidades ligeiramente diferentes de cada. São benéficos para o coração, cérebro, e intestino. Porém, dietistas revelaram ao site Parade as diferenças de cada um.
1- Os pistachos têm mais proteína
"Embora não sejam os frutos secos mais ricos em proteína, contribuem para a saciedade, especialmente quando combinados com hidratos de carbono", explica a dietista Kathleen Garcia-Benson, citada pela referida publicação.
Por outro lado, Michelle Routhenstein nota: "Os pistachos fornecem cerca de 6 gramas de proteína por onça (28 gramas), um dos mais elevados entre os frutos secos."
2- As nozes melhoram a saúde do cérebro
A gordura costuma ter uma reputação má, porém é importante para a saúde e alguns tipos de gordura melhoram as funções do cérebro.
"Não é coincidência que as nozes se assemelhem a cérebros, uma vez que contêm um precursor dos ácidos gordos ómega-3 de cadeia longa que podem apoiar a saúde do cérebro", afirma Cara Harbstreet.
3- Os benefícios para a saúde do coração
As gorduras das nozes, que apoiam a função cerebral, também são benéficas para a saúde do coração. "Um maior consumo destas gorduras está associado a triglicéridos mais baixos, a uma pressão arterial ligeiramente mais baixa e a efeitos anti-inflamatórios. A maior parte dessa gordura é do tipo poli-insaturada, o que pode ajudar a reduzir o colesterol quando substitui fontes de gordura saturada na sua dieta."
Também os pistachos podem ajudar a reduzir o colesterol de forma única. "O que diferencia os pistachos é o seu conteúdo de fitoesteróis, compostos vegetais que ajudam a diminuir o colesterol LDL, reduzindo a sua absorção nos intestinos", refere Routhenstein.
4- Saúde do intestino
"Muitas pessoas não pensam nos frutos secos como uma fonte de fibra, mas as nozes são. Isso, combinado com gorduras saudáveis e proteínas, faz das nozes uma opção satisfatória que pode ajudar a manter o açúcar no sangue estável, o que facilita a contenção dos desejos de comidas pouco saudáveis", indica Cohn.
Já os pistachos, têm um nível superior de fibra. "Ajudam também a reduzir as fugas intestinais. O que faz com que os pistachos sejam uma óptima opção para quem procura melhorar a sua saúde metabólica e digestiva geral através de alimentos reais."
5- Os pistachos são bons para os olhos
"Os pistachos são ricos em luteína e zeaxantina, antioxidantes conhecidos por contribuírem para a saúde dos olhos."
Conclusão
Os pistachos parecem ter mais benefícios óbvios, mas os especialistas indicam que ambos os frutos secos apresentam muitos benefícios para a saúde.
"Tanto as nozes como os pistachos podem ter um lugar na sua dieta, desde que não tenha alergia. As nozes superam em teor de gordura, mas os pistachos oferecem um pouco mais de proteína e fibra por porção", conclui Harbstreet.