A localidade de Bencatel, no concelho de Vila Viçosa, recebe, até domingo, a 3ª Feira de Santa Ana.

Num certame que conta com cerca de 40 expositores, mais restauração e animação musical, o espaço é agora «maior e mais abrangente» também, segundo José Cardoso, presidente da Junta de Freguesia.

Para além disso, foi também colocado um «espaço novo para a restauração», uma vez que muita gente que nos visitava realmente fazia chegar o feedback de que tinha dificuldades em vir jantar, principalmente, e depois ver os espetáculos».

«Era uma falha que tínhamos e, desta vez, colocámos uma tenda para que as pessoas tenham toda a comodidade», vincou.

O presidente realçou que há «atividades diárias ao longo de todo o dia», como «concursos de dança, ginástica, concertos com grupos regionais, mas também exposições»: «Temos aqui de tudo para que a pessoa venha e se sinta à vontade».

José Cardoso referiu que esta foi uma aposta «ganha já o ano passado» e que esta edição da feira «só veio demonstrar que realmente tem capacidade para crescer muito mais do que ambicionámos».

Porém, destacou que «o espaço tem a dignidade necessária para promover um crescimento anual mediante as disponibilidades».

O autarca explicou que há expositores de todo os lados, inclusive locais e lisboetas e que por eles há um «sentimento de gratidão» por terem «vontade em participar neste tipo de eventos».

Mas também houve expositores de “última hora”, uma vez que alguns desistiram da participação, mas que «contactámos as pessoas e automaticamente se disponibilizaram», mesmo que seja «muito difícil organizar uma situação destas».

«Tínhamos mais expositores com o desejo de participar do que propriamente tendas ou espaços», acrescentou, dizendo ainda que «isto significa que provavelmente no próximo ano teremos de aumentar o número de tendas».

Em relação a vendas, o presidente afirmou que «tem ficado uma sensação muito boa» e até deu um exemplo prático.

«Há um senhor que esteve aqui o ano passado a vender vasos pintados e nos dois dias de feira vendeu tanto como na FIAPE toda. Só por aí, pode-se ver a quantidade de negócios que se podem fazer», atirou.

José Cardoso concluiu deixando a ideia de que «se não fosse assim, a maioria destes expositores não estaria cá pelo terceiro ano consecutivo».

Já Mónica Lobo, vereadora da Câmara Municipal de Vila Viçosa, realçou que este tipo de certames «dinamiza a economia local», porque «traz pessoas de outros concelhos e do próprio município».

Contudo, «acaba por ser uma dinâmica que sai um bocadinho da normalidade», mas «é bom que estas dinâmicas existam».

A vereadora frisou também que esta festa «é para toda a família, porque engloba várias atividades», sendo assim uma «mais-valia para a freguesia de Bencatel»: «Já começa a ser marco».

De seguida, fique com a reportagem fotográfica da abertura da Feira de Santa Ana.