Diogo Dores é o novo comandante Territorial da GNR de Coimbra. O Coronel tomou, ontem, posse na cerimónia que foi presidida pelo Comandante-Geral da GNR, Tenente-General Rui Veloso, e que teve lugar no Comando Territorial de Coimbra.

Com 48 anos, Digo Dores , é natural de Lisboa, é casado e tem dois filhos. É Mestre em Ciências Militares, na especialidade de Segurança, pela Academia Militar, sendo ainda detentor de três pós-graduações nas áreas do Direito, da Segurança e Defesa, pelo Instituto Universitário Militar (IUM) e na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.

Para além dos cursos de promoção estatuariamente exigidos, é igualmente titular do Curso de Estado-Maior Conjunto do IUM, do Curso de Gestão Civil de Crises, pelo Instituto da Defesa Nacional (IDN), e do Curso Internacional de Polícia Judicial, ministrado pela Guardia Civil espanhola.

Tem desempenhado diversas funções ao longo da sua carreira profissional, de entre as quais se destacam: Comandante de Pelotão do 2.º e 4.º Esquadrão, do Regimento de Cavalaria; Oficial de Ligação da Guarda Nacional Republicana junto da Federação Portuguesa de Futebol e Oficial de Segurança da Seleção Nacional; Comandante do Esquadrão Presidencial na Presidência da República; Assessor do Comandante-Geral da GNR; Chefe da Repartição Fiscal, Aduaneira e de Controlo Costeiro da Direção de Operações do Comando Operacional; Chefe da Secção de Operações, Treino e Relações-Públicas do Comando Territorial de Castelo Branco; Diretor da Direção de Investigação Criminal (DIC) do Comando Operacional da GNR. Na sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações.

Note-se que o Comando Territorial de Coimbra é uma unidade com sede na cidade de Coimbra e é responsável pelo cumprimento da missão da GNR neste distrito.

Tem como missão garantir as condições de segurança que permitam o exercício dos direitos e liberdades e o respeito pelas garantias dos cidadãos, garantir a ordem e a tranquilidade públicas e a segurança e a proteção das pessoas e dos bens, prevenir a criminalidade em geral, desenvolver as ações de investigação criminal e contraordenacional, zelar pelo cumprimento das leis e regulamentos relativos à viação terrestre e aos transportes rodoviários, promover e garantir a segurança rodoviária e manter a vigilância e a proteção de pontos sensíveis.

O Comando Territorial de Coimbra integra, na sua zona de ação do distrito de Coimbra, um Destacamento de Intervenção, um Destacamento de Trânsito, dispondo de um Posto de Trânsito na Figueira da Foz, e ainda de quatro Destacamentos Territoriais, designadamente: Cantanhede, Coimbra, Lousã e Montemor-o-Velho, dispondo cada um deles de vários Postos Territoriais, num total de 23, entre eles o de Oliveira do Hospital.