
O Município de Gouveia promoveu, no dia de ontem, em parceria com o CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens, uma expedição no âmbito da biodiversidade.
Sob o mote: “Biodiversidade do Alto Mondego”, esta expedição teve início pelas 07h30, com ponto de encontro no Parque de Lazer do Covão da Ponte, local de onde saiu o transfer para o ponto de início da expedição.
Com o máximo de participantes inscritos, esta expedição contou com um trajeto de 16,64km, um desafio com alguma dificuldade, direcionado aos amantes da natureza e da aventura.
Esta atividade de campo de longa duração, permitiu a todos os intervenientes aprofundar o conhecimento sobre a riqueza biológica dos caminhos de montanha entre a Nascente do rio Mondego e os Casais de Folgosinho, numa descoberta da Biodiversidade das paisagens de altitude do concelho de Gouveia, no interior do Parque Natural da Serra da Estrela.
Para além da observação e identificação de espécies de fauna e flora, tais como a águia cobreira, o papa- amoras, a cotovia, o sargaço ou a lavanda, esta atividade permitiu a divulgação da importância da conservação dos habitats de montanha.
Para encerrar esta iniciativa, que constituiu a primeira Expedição da Biodiversidade, decorreu um almoço convívio.