
Realizou-se esta quinta-feira (22) o funeral de um menino de um ano de idade que faleceu na passada terça-feira (20) no Hospital Pediátrico de Coimbra. A criança estava, desde que nasceu, numa instituição naquela cidade.
Filho de uma mulher, natural da Lajeosa, concelho de Oliveira do Hospital, o bebé terá nascido prematuramente e com problemas de saúde que acabaram por se revelar fatais.
Ao que a Rádio Boa Nova apurou, o menino estava institucionalizado no espaço “Sorriso Ninho dos Pequenitos”, em Coimbra, devido aos problemas de saúde e alegada falta de condições familiares.
A mãe, com 31 anos, a frequentar um curso de formação numa instituição da cidade de Oliveira do Hospital, reside atualmente em Lagares da Beira com o companheiro. Antes, habitava numa casa do bairro social de Travanca de Lagos com a mãe e uma irmã, onde terão sido alojadas depois de a habitação onde viviam na Lajeosa, no Poeiro, ter ficado destruída nos incêndios de 2017.
Segundo apurámos, a criança não era acompanhada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Oliveira do Hospital. A mulher tem outros filhos que não estarão também à sua guarda.
A morte da criança causou consternação entre a comunidade da Lajeosa pela sua tenra idade. Ao funeral acorreram, para além da família e alguns populares, dirigentes e técnicos de instituições locais que habitualmente acompanham esta família.